Os 22 grupos de K-pop feminino mais conhecidos do mundo


Os grupos de pop coreanos, celebrados como K-pop, são um verídico fenômeno global, recebendo mais reconhecimento e prestígio a cada ano que passa.

Os grupos femininos de K-pop fazem sucesso existe anos e bandas como 2N1, Girl 's Generation e Wonder Girls marcaram a trama da indústria e influenciaram a recente geração. Escolhemos para esta catálogo os grupos mais celebrados de K-pop feminino que estão em atividade hoje.

BLACKPINK

Membros: quatro integrantes: Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa.
Debut: 2016
Empresa: YG Entertainment

Indiscutivelmente a maior girl band do mundo da atualidade, BLACKPINK teve sua estreia em 2016 pela YG Entertainment. Lotado por quatro integrantes, o grupo já rompeu inúmeros recordes de estreia na Billboard e no Youtube, acumulando bilhões de visualizações em seus vídeos.

Os clips de Boombayah, Kill This Love e DDU-DU DDU-DU possuem sozinhos mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. O documentário original da Netflix de 2020, Blackpink: Light Up the Sky, deu uma visibilidade ainda maior para o grupo que têm hoje um dos maiores fandoms do mundo, o Blink.

Twice

Membros: 9 integrantes: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu.
Debut: 2015
Empresa: JYP Entertainment

Twice foi formado pela JYP Entertainment através de um reality show de competição convidado SIXTEEN. Repleto por 9 integrantes, Twice foi a primeira banda de k-pop feminino a receber um certificado de platina pela Associação da Indústria Fonográfica do Japão. Graças à fama do reality show, o grupo se tornou um fenômeno mundial e seu 1º mini-álbum, The Story Begins, deu começo a popularidade poderosa da banda ao redor do mundo.

Red Velvet

Membros: 5 integrantes: Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri.
Debut: 2014
Empresa: SM Entertainment

Inicialmente, o grupo feminino Red Velvet estreou com quatro integrantes com o single Happiness em 2014. Um ano após, a quinta membro se juntou à banda. Acumulando varios prêmios fundamentais da indústria desde o seu lançamento, o grupo é considerado um dos mais influentes e relevantes para a disseminação do k-pop e da cultura sul-coreana para o mundo. O grupo têm um conceito de provar dois lados: o “red”, no qual mostram canções eletrônicas, influenciadas pelo pop e o hip-hop, e o lado “velvet”, onde focam nas músicas R&B e jazz.

Everglow

Membros: 6 integrantes: Aisha, Sihyeon, E: U, Onda, Yiren e Mia.
Debut: 2019
Empresa: Yuehua Entertainment

Everglow é um grupo feminino cheio por 6 seis integrantes que estreou em 2019 pela Yuehua Entertainment, uma companhia de Pequim. Para além das cinco integrantes sul-coreanas, o grupo é lotado também pela dançarina e cantora chinesa Yiren. Várias integrantes já haviam participado de outros grupos e o Everglow recebeu sucesso mundial logo depois o lançamento dos seus primeiros singles.

GFriend

Membros: 6 integrantes: Sowon, Yerin, Eunha, Yuju, SinB e Umji.
Debut: 2015
Empresa: Source Music

Também conhecidas como Girlfriend, GFRIEND é uma banda de pop sul-coreana que debutou em 2015 pela Source Music. Apesar de terem sido lançadas através de uma empresa menor, o grupo recebeu inúmeros prêmios na sua estreia e ficou no mundo todo popular ao redor do mundo. O quarto álbum da banda, intitulado de Fingerprint, superou mais de 100 mil unidades de vendas antecipadas quando foi anunciado.

Mamamoo

Membros: quatro integrantes: Solar, Wheein, Moonbyul e Hwasa.
Debut: 2014
Empresa: Rainbow Bridge World

Reconhecidas inicialmente pelo seu estilo retrô, onde misturam o jazz e o R&B, o grupo Mamamoo debutou em 2014 com 4 integrantes extremamente talentosas. Mr. Ambiguous, o 1º single da girl band, foi considerado um dos melhores debuts de 2014 e atraiu o público aficionado por k-pop. Desde então, as garotas continuam levando boa canção, ótimos vocais e danças eletrizantes para sua legião de fãs.

Aespa

Membros: quatro integrantes: Karina, Giselle, Winter e Ningning.
Debut: 2020
Empresa: SM Entertainment

Formado em 2020 pela extenso empresa SM Entertainment, o Aespa chegou com um conceito inovador e ganhou os maiores prêmios da canção sul-coreano logo em seu 1º ano de estreia. Cada integrante do grupo têm um integrante virtual que vive em uma dimensão conhecida como FLAT dentro do universo conceitual da banda. Com canções experimentais e que combinam inúmeros categorias, o grupo tem se tornado um dos mais celebrados da quarta geração.

Stayc

Membros: 6 integrantes: Sumin, Sieun, Isa, Seeun, Yoon e J.
Debut: 2020
Empresa: High Up Entertainment

Stayc, acrônimo para “Star to a Young Culture”, é um grupo formado pela High Up Entertainment que tem se consolidado um dos maiores nomes da quarta geração do K-pop. Com canções animadas e conceitos fofos, a banda tem ganhado não só o público coreano, entretanto também os fãs globais. Canções como “ASAP” e "Stereotype" se tornaram gigantes virais na internet e estiveram no topo dos charts coreanos por semanas seguidas.

Ive

Membros: 6 integrantes: Gaeul, Yujin, Soberano, Wonyoung, Liz e Leeseo.
Debut: 2021
Empresa: Starship Entertainment

Pouco tempo depois o debut, o grupo de K-pop Ive se tornou um dos mais celebrados e virais da quarta geração. A cada recente canção lançada, um atual lembre de vendas e posições nos charts sul-coreanos. “Eleven”, “Love Dive” e “After Like” são somente várias das canções que conquistaram o mundo acesse os anos de 2021 e 2022. No Golden Disc Awards de 2022, as garotas surpreenderam a todos e levaram o prêmio de “Música do Ano” com “Love Dive”, desbancando nomes como Big Bang, Psy e (G)i-dle.

Le Sserafim

Membros: 5 integrantes: Sakura, Chaewon, Yunjin, Kazuha e Eunchae.
Debut: 2022
Empresa: Source Music.

Formado em 2022 pela Source Music, o grupo Le Sserafim (um anagrama para “I’m Fearless” - “sou destemida”) chamou a atenção dos fãs de K-pop pelo estonteante single de estreia que apresentava uma batida original e uma coreografia viciante. Apesar da saída de um integrante do grupo e por estarem nos holofotes com as polêmicas que envolveram esse caso, as outras cinco integrantes não pararam de surpreender. Com o lançamento de “Antifragile”, elas ganharam ainda mais fãs na Coreia do Sul e aclamação do público internacional.

NewJeans

Membros: 5 integrantes: Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein.
Debut: 2022
Empresa: ADOR - Hybe Corporation

O grupo NewJeans estreou em 2022 sem nenhum aviso prévio ou pré-divulgação. Com um single viciante, som refrescante e visuais mais joviais e inocentes, as femininas conquistaram o mundo de maneira meteórica. A cada nova lançamento, atuais recordes são quebrados e recentes virais são criados a partir de suas canções e coreografias. Apesar do punhado tempo de estreia, as femininas são cogitadas para quebrar novas barreiras para o K-pop, assim como o BTS realizou anteriormente.

EXID

Membros: 5 integrantes: Solji, LE, Hani, Hyelin e Jeonghwa.
Debut: 2012
Empresa: AB Entertainment

o nome da banda EXID é uma abreviação para a frase “Exceed in Dreaming”. O grupo é formado hoje em dia por 5 integrantes e teve sua estreia em 2012 com o single Holla. No entanto, foi em 2014 que o grupo começou a receber popularidade a partir do vasto sucesso da canção Up & Down. Desde a estreia, o grupo já lançou um álbum de estúdio e seis EPs, recebendo popularidade mundial e uma legião de fãs ao redor do mundo.

Oh!GG

Membros: 5 integrantes: Yuri, Yoona, Sunny, Taeyeon e Hyoyeon.
Debut: 2018
Empresa: SM Entertainment.

Oh!GG é a segunda subunidade de um dos mais famosos grupo de k-pop que já existiu, o Girl’s Generation. O grupo debutou em 2018 pela SM Entertainment com o single Lil Touch, que teve uma ótima estreia na Coreia e nos charts do iTunes de vários países do mundo. A banda também teve um reality show convidado Girls For Rest, que foi gravado na França e estreou em setembro de 2018.

Itzy

Membros: 5 integrantes: Ryujin, Lia, Yeji, Chaeryeon e Yuna.
Debut: 2019
Empresa: JYP Entertainment

Uma das maiores estreias de bandas de K-pop da atualidade, o ITZY debutou em 2019 e logo ganhou os prêmios de Informação do Ano pelas principais premiações asiáticas. O grupo é formado por cinco integrantes e suas letras positivas abordam questões como o empoderamento feminino. As femininas já realizaram turnês pela Ásia e pelos Estados Unidos e possuem uma fanbase extremamente ativa em diversas partes do mundo.

Apink

Membros: Park Cho Rong, Yoon Bo Mi, Jung Eun Ji, Son Na Eun, Kim Nam Joo e Oh Ha Young.
Debut: 2011
Empresa: Plan A Entertainment

No mercado do k-pop desde 2011, o Apink apostou lider na imagem doce e adorável no início de suas carreiras. Desde então, elas ajustaram os seus conceitos musicais e visuais e continuam reunindo fãs ao redor do mundo. O grupo alcançou maior popularidade com o single NoNoNo e Mr. Chu, que obtiveram recordes de venda e lhes garantiu muitos prêmios.

Brave Girls

Membros: quatro integrantes: Minyoung, Yujeong, Eunji e Yuna.
Debut: 2011
Empresa: Brave Entertainment

Lançado em 2011, o grupo Brave Girls têm uma longa trajetória na indústria do K-pop. A banda já sofreu muitas mudanças de integrantes e permanece em atividade até os dias de hoje. Quando debutaram, receberam o 19º prêmio do Korea Culture Entertainment Awards. O grupo conta com uma longa discografia e vídeos musicais em sua coletânea.

Cosmic Girls (WJSN)

Membros: 14 integrantes: Seola, Xuanyi, Bona, Exy, Soobin, Luda, Dawon, Eunseo, Cheng Xiao, Meiqi, Yeoreum, Dayoung e Yeonjung.
Debut: 2016
Empresa: Starship Entertainment

Este super grupo feminino de K-pop teve sua estreia em 2016 pela Starship Entertainment e equivale de 14 integrantes, acesse sul-coreanas e chinesas. O grupo estreou com o lançamento de um álbum de estúdio intitulado Happy Moment e, desde então, já lançou 9 mini-álbuns de sucesso.

Oh My Girl

Membros: 7 integrantes: Hyojung, Mimi, YooA, Seunghee, Jiho, Binnie e Arin.
Debut: 2015
Empresa: WM Entertainment

Inicialmente, o grupo Oh My Girl, estilizado como OMG, possuía 8 membros, todavia uma das integrantes teve que sair do grupo por problemas de saúde. Hoje, o grupo OMG têm 7 integrantes bastante talentosas e carismáticas. Desde o lançamento, as femininas já lançaram 6 mini-álbuns e realizaram turnês de sucesso em algumas partes do mundo, colocando shows no Brasil em 2019.

(G)I-DLE

Membros: 6 integrantes: Miyeon, Minnie, Soojin, Soyeon, Yuqi e Shuhua.
Debut: 2018
Empresa: Cube Entertainment

Este grupo de K-pop multinacional têm integrantes advindas da Tailândia, da China, de Taiwan e da Coreia do Sul, o que tranforma a colaboração ainda mais criativa e multicultural. As femininas tiveram sua estreia em 2018 com o mini-álbum I am, cujo single Latata agradou os fãs do pop coreano. Além de demonstrarem extremamente talento para a canção e para a dança, o grupo também é popular pela filantropia, pois promovem muitas ações sociais através da sua imagem.

Dreamcatcher

Membros: 7 integrantes: JiU, SuA, Siyeon, Handong, Yoohyeon, Dami e Gahyeon.
Debut: 2017
Empresa: DreamCatcher Company

Inicialmente, cinco membros do DreamCatcher debutaram no grupo MINX, apostando nos conceitos tradicionais das bandas de k-pop recentes. Dito isso, devido a má performance nas vendas, elas decidiram reformular sua imagem. Incluíram duas novas integrantes e apostaram em uma imagem mais gótica e elementos do rock em suas produções musicais. O sucesso chegou e o DreamCatcher é hoje uma avassaladora banda de k-pop com fãs por toda a parte do mundo.

Lovelyz

Membros: 8 integrantes: Baby Soul, Jiae, Jisoo, Mijoo, Kei, Jin, Sujeong e Yein.
Debut: 2014
Empresa: Woollim Entertainment

O grupo Lovelyz estreou em 2014 com o álbum Girl's Invasion, impulsionado pelo single Candy Jelly Love. Desde então, o grupo se determinou no mercado do k-pop e têm hoje uma legião de fãs ao redor do mundo. As femininas são conhecidas de forma especial pelo talento vocal e você pode validar algumas apresentações em acapela no Youtube, onde elas cantam de forma surpreendente. Além disso, os vídeos musicais de Lovelyz são também um deleite para os olhos.

Loona

Membros: 12 integrantes: HeeJin, HyunJin, HaSeul, YeoJin, ViVi, Kim Lip, JinSoul, Choerry, Yves, Chuu, Go Won e Olivia Hye.
Debut: 2016
Empresa: Blockberry Creative

Também popular como Garota do Mês, o grupo Loona teve sua estreia em 2016 pela empresa Blockberry Creative. O lançamento do grupo ocorreu inicialmente de maneira individual, onde a empresa lançou videoclipes solos de cada membro para exibir o talento de cada uma das garotas. Dois anos após, em 2018, foi lançado o show LOONABIRTH, onde o grupo debutou de forma oficial. Com um conceito criativo e bastante inusitado, o grupo já lançou quatro mini-álbuns e participou de dois reality shows de sucesso, o LOOΠΔ TV e o LOONA THE TAM.

Veja também:

Os grupos de kpop masculinos mais conhecidos do mundo

Os grupos de K-pop mais celebrados

Os maiores fandoms do mundo!