Haja fé! As 12 maiores religiões do mundo


A crença de um povo é parte significativo da sua cultura. Em tempos de globalização, a fé já não encontra barreiras geográficas e, assim como as línguas, as religiões ganharam o mundo. Nas gigantes cidades encontra-se de forma fácil espaços de culto de várias crenças diferentes.

Mas quando se fala das maiores religiões do mundo, se refere às religiões com os maiores números de fiéis declarados. Mesmo com a globalização, esse número é influenciado principalmente pelo tamanho da população dos países onde elas são mais praticadas.

Veja a seguir quais são as 12 maiores religiões do mundo de acordo com o principal centro estatístico religioso, o Adherents:

12. Judaísmo

Praticantes: 14 milhões

Principais países: Israel, Palestina, Mônaco e EUA

Judaísmo

A primeira das religiões monoteístas, as que acreditam na existência de um único Deus. Os judeus não acreditam que Jesus Cristo tenha sido o filho de Deus e continuam a esperar a vinda do enviado de Deus.

11. Espiritismo

Praticantes: 15 milhões

Principais países: Cuba, Jamaica, Brasil e Suriname

espiritismo

Muito presente no Brasil, o espiritismo é uma religião relativamente nova desenvolvida em meados do século XIX. A sua crença está com base na existência de reencarnações como maneira de evolução contínua do espírito humano.

10. Juche

Praticantes: 19 milhões

Principais países: Coreia do Norte

Juche

Alvo de extensa controvérsia, a religião oficial da Coreia do Norte gira em torno do culto aos seus governantes recentes e passados. A palavra Juche pode ser traduzida do coreano como “autossuficiência” e a religião revela diversas semelhanças ao cristianismo.

9. Sikhismo

Praticantes: 23 milhões

Principais países: Índia, Reino Unido e Canadá

Sikhismo

Sikhismo vem do sânscrito "sisya" que quer dizer discípulo. Resultado de uma combinação acesse o islamismo e o hinduísmo, os sikhs crêem na influência do karma de vidas anteriores na sua vida atual.

8. Religiões Clássicos Africanas

Praticantes: 100 milhões

Principal continente: África

religiões clássicos africanas

São várias tradições e práticas religiosas de matriz tribal que se mantêm ainda nos dias de hoje, sem gigantes influências de outras religiões. Para o Adherents, apesar de serem religiões variados foram organizadas como “um enorme grupo religioso”.

7. Religiões Indígenas Primais

Praticantes: 300 milhões

Principais países: Haiti, Guiné-Bissau e Camarões

Religião indígena primal

Apesar de obter sido catalogada como uma religião, a Religião Indígena Primal é mais um modo de vida do que propriamente uma prática religiosa. Se dá principalmente pela relação do homem com a natureza de modo espiritualizado.

6. Budismo

Praticantes: 376 milhões

Principais países: Camboja, Tibete e Tailândia

Budismo

Originário da Índia, o Budismo pode ser considerado tanto uma religião como uma filosofia, sendo principalmente identificado por não envolver o culto a um ou mais divindades. Para os budistas, tudo o que acontece é regido pela força do universo e a reencarnação é uma maneira de evolução do ser humano.

5. Religião Clássico Chinesa

Praticantes: 394 milhões

Principais países: China

religião clássico chinesa

Composta por um coleção de tradições étnicas e religiosas da China. A Religião Clássico Chinesa demonstra duas vertentes, uma baseado o ying e yang e outra de culto aos shens, diferenciados deuses que podem ser naturais, semideuses ou ancestrais.

4. Hinduísmo

Praticantes: 900 milhões

Principais países: Nepal e Índia

hinduismo

Com cerca de 330 mil divindades, o hinduísmo prega que todos podemos alcançar a iluminação se trabalharmos para fugir da ignorância e ilusão do mundo terreno. É tida a mais antiga tradição viva, sendo que não têm um inventor declarado.

3. Ateísmo / Agnóstico

Praticantes: 1.1 bilhão

Principais países: República Tcheca, Japão, Estônia e Dinamarca

ateismo

Durante as buscas feitas pelo Adherents, foi identificado um extensa número de pessoas que se identificaram com não-religiosas. Por isso, elas foram catalogadas no grupo Ateismo/Agnóstico. O ateísmo é uma linha de pensamento que não acredita na existência de quaisquer deus ou vida depois a morte. Para os ateus, todos os “milagres” mostram uma explicação científica.

2. Islamismo

Praticantes: 1.5 bilhão

Principais países: Maldivas, Mauritânia, Arábia Saudita e Turquia

islamismo

Religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé. Os muçulmanos acreditam que o propósito da existência é servir a Deus. Fazem isto através dos cinco pilares do islã: fé, oração, esmola, peregrinação e jejum.

1. Cristianismo

Praticantes: 2.1 bilhões

Principais países: Vaticano, România, Samoa

catolicismo

O Cristianismo é baseada na crença de que Jesus Cristo é o filho de Deus. Existem diferenciados vertentes do cristianismo, todavia o catolicismo é a com mais adeptos e comumente relacionada com a doutrina conduzida pelo Vaticano.