Descubra 25 dos melhores tradicionais da literatura mundial e brasileira


Livros tradicionais são aqueles livros antigos, entretanto inesquecíveis. Obras que fazem parte da trama de um país ou até da trama do mundo.

Selecionamos 25 desses gigantes livros, acesse estrangeiros e brasileiros. Veja quais são!

Livros tradicionais da literatura mundial

1. O Processo – Franz Kafka, 1925

O Processo – Franz Kafka

Joseph K. é acordado um dia por homens que estão a prendê-lo, por um crime e acusações que ele desconhece. Ao longo da trama, todos parecem conhecer mais que Joseph K. sobre o seu processo e, quanto mais ele tenta se livrar, mais enrascado fica.

Esse é um livro que critica o sistema e o excesso de burocracias, assim como discute as rápidas alterações a que podemos ser submetidos na vida.

2. Os Miseráveis – Victor Hugo, 1862

Os Miseráveis – Victor Hugo

Um extenso romance que já tornou-se filme mais de uma vez. Com a trama contada na França, no decorrer o século XIX, Jean Valjean tem o seu futuro marcado por prisões e rejeições da sociedade depois de roubar um pão de uma vitrine de uma padaria para alimentar a sua família que estava faminta. A vida do jovem passará modificações depois de localizar um bispo, que o acolherá e dará um voto de confiança.

Uma obra tida um verídico sucesso mundial, com inúmeras publicações e traduções para variados línguas. É um livro extremamente crítico e reflexivo, que trata da diferença social e fome, assim como do papel questionável do Estado ao desenvolver ainda mais injustiças.

Confira o trailer da adaptação para os cinemas em 2012:

3. Decamerão – Giovanni Boccaccio, 1353

Decamerão – Giovanni Boccaccio

Um tradicional italiano de Boccaccio. É um livro organizado em 100 histórias, narradas por 10 jovens (sete moças e três rapazes). Cada trama tem um modo de ser contada e interpretada, e este é um dos pontos altos do livro. Ainda, é uma obra que reúne muita amor e paixão, em uma época extremamente antiga, o Renascimento italiano. É uma das primeiras obras de prosa de ficção.

Decamerão foi tão fundamental na trama da literatura que chegou a influenciar escritores como Shakespeare!

4. Os Lusíadas – Camões, 1572

Os Lusíadas – Camões

Uma relevante obra da trama de Portugal, que relata a viagem de Vasco da Gama às Índias. É um livro que exalta as ações de Portugal na era das Descobertas, narrando sobre aqueles que foram personagens principais das navegações portuguesas. Um verídico poema épico que glorifica o povo português.

Na sua base, essa poesia está organizada em dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos.

Baixe aqui o pdf.

5. O Nome da Rosa – Umberto Eco, 1980

O Nome da Rosa – Umberto Eco

Uma obra-prima do famoso escritor italiano Umberto Eco. Um romance tradicional memorável, sendo escrito em um período de transição acesse o pensamento medieval para o raciocínio renascentista. É uma obra de mistério e exploração de crimes, tendo temas relacionados à religião, ao erotismo e à violência.

Logo que foi escrita, tornou-se um filme. Conheça o trailer:

6. Frankenstein – Mary Shelley, 1818

Frankenstein – Mary Shelley

Um enorme tradicional da literatura inglesa, considerado um romance de horror gótico que inaugurou o categoria de horror. Na trama, o estudante de medicina Victor Frankenstein termina por produzir um monstro a partir de cadáveres, abandonando-o após. Porém, esse monstro aprende a assimilar sentimentos e começa a ir por trás do jovem.

Um fato curioso sobre esta obra é que ela foi produzida por Mary Shelley quando esta tinha 18 anos, no decorrer uma brincadeira acesse cinco jovens sem nada para realizar no decorrer uma tempestade: Lord Byron, Percy Bysshe Shelley, John Polidori, Claire Clairmont e Mary. A concepção de Frankenstein apareceu de um obstáculo acesse eles para criação de uma trama aterradora. Na época, Lord Byron já era bastante famoso.

7. Contos de Tchekhov – Tchekhov, acesse 1880 e 1900

Contos de Tchekhov – Tchekhov

Um russo que escrevia contos como ninguém. Com a sua capacidade de contabilizar histórias tristes em tom mais cômico. De tão característico, os seus contos eram caracterizados pelo humor tchekhoviano. Produziu diversos volumes de livros no formato de contos.

Um dos seus contos mais famosos é "Homem em um estojo", que conta a trama de um homem que gostava de se isolar e de guardar tudo o que tinha em estojos. Quando o homem morre, parece obter uma feição feliz, por finalmente estar em um estojo fechado do qual não o tirariam.

8. Ilíada – Homero, 700 a.C.

Ilíada – Homero

Um enorme poema tradicional da literatura estrangeira, escrito por Homero. É uma obra significativo a nível histórico, principalmente referente ao ocidente e à Grécia Antiga, narrando parte da Guerra de Troia (disputa acesse gregos e troiano). O poema foi dividido em foi em 24 cantos.

Baixe aqui o pdf em espanhol.

9. O Game da Amarelinha – Júlio Cortázar, 1953

O Game da Amarelinha – Júlio Cortázar

Um dos gigantes livros tradicionais para ler da nossa catálogo é uma obra-prima de um argentino. Este livro de Cortázar transgride quaisquer estilo padrão de escrever uma trama, explorando os mais muitos elementos, como trama em quadrinhos, arte pop, novela de rádio, canção conhecido, assim como elementos técnicos como a mudança da ordem e finais falsos.

10. Robinson Crusoe - Daniel Defoe, 1719

Robinson Crusoe - Daniel Defoe

Mais um dos tradicionais da literatura inglesa. Neste livro, as aventuras de Robinson Crusoé, que vive em uma ilha, são contadas de modo fantástico. O náufrago é capaz de sobreviver a piratas e selvagens canibais.

Um livro surpreendente de ficção que se tornou memorável e pode também ser enquadrado nos tradicionais da literatura infantil. Tornou-se filme muitas vezes. Conheça o trailer da versão de 2016:

11. Paraíso Perdido – John Milton, 1667

Paraíso Perdido – John Milton

Outro poema épico, esse do século XVII. Uma obra canônica que tem, como personagens, Satanás, Adão, Eva, Filho de Deus, Deus Pai, Rafael e Miguel. Este livro é inspirado nos tradicionais de Homero e de Virgílio.

12. Guerra e Paz – Liev Tolstói, 1867

Guerra e Paz – Liev Tolstó

Um tradicional da literatura universal. Essa trama passa-se no século XIX, quando a Rússia foi invadida pelos exércitos de Napoleão. Tolstói faz uma análise desse período em que muitos temas ganham espaço: as diferenças, as destruições causadas pela guerra, os episódios de violência e os conflitos políticos.

13. O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry, 1943

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Mais um dos livros da nossa catálogo que podem ser enquadrados nos tradicionais da literatura infantil, entretanto que também valem para todas as idades! No Brasil, o Pequeno Príncipe é uma obra bastante conhecido, sendo recomendada por educadores e psicólogos.

É um livro que aborda temas como o amor e a amizade, a felicidade e a tristeza, o adulto e a criança. Em 27 capítulos, são contadas as aventuras de um Pequeno Príncipe.

14. O Estrangeiro – Albert Camus, 1942

O Estrangeiro – Albert Camus

Um romance esquisito, intrigante e absurdo. O Estrangeiro conta uma trama em que um homicídio ocorre de modo banal e absurdo. O livro é considerado uma prova do que ocorre com a vida quando se perde o controle dela.

15. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski, 1866

Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski

Mais um tradicional da literatura russa tem destaque na catálogo. Esse livro relata a trama de um jovem que vê seu futuro arruinado depois de decidir assassinar uma senhora que ele acredita ser uma pessoa de péssimo caráter. Essa obra de Dostoiévski gera um conflito moral e ético onde se pergunta até que ponto o castigo se justifica.

Baixe aqui o pdf em espanhol.

16. Édipo Soberano – Sófocles, 427 a.c.

Édipo Soberano – Sófocles

Um livro que recebeu fama como peça de teatro. É uma tragédia grega consagrada, que conta o mito de Édipo, que estava destinado a casar-se com a sua própria mãe.

Confira uma das reproduções de Édipo Soberano:

17. Hamlet – William Shakespeare, 1609

Hamlet

Shakespeare é considerado um ícone do romance, com livros que se tornaram peças famosas. Hamlet é um exemplo disso, com uma trama que aborda a loucura - real e fingida -, tratando de temas como a traição, a retaliação, a corrupção e o incesto,

18. Dom Quixote de la Mancha – Cervantes, 1605

Dom Quixote de la Mancha – Cervantes

Considerada a maior obra da literatura espanhola, é um livro considerado relevante na trama dos romances ocidentais. Na trama, as aventuras de Dom Quixote, o cavaleiro andante, e seu companheiro Sancho Pança são apresentadas com uma série de reflexões e ações que agregam muita à obra. Além disso, um dos pontos altos do livro é a relação de Dom Quixote e Sancho Pança, que representam visões opostas do mundo.

Baixe aqui o pdf.

19. Orgulho e Preconceito – Jane Austen, 1813

Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Outro dos livros tradicionais estrangeiros que foi escrito por uma britânica. A trama se passa em uma zona rural da Inglaterra, no começo do século XIX. Uma época em que preconceitos como a classe social e a ausência de poder das mulheres marcam escolhas. Apesar disso, a personagem principal da história, Elizabeth Benne, deseja um futuro desigual para ela.

20. Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll, 1865

Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Mais um dos tradicionais da literatura infantil, porém com fãs de todas as idades! Na trama de Alice, ela vai parar em um mundo fantástico, lotado de animais e objetos que se comportam como individuo humanos. A curiosidade de Alice, que a faz navegar até o País das Maravilhas, é um dos destaques do livro.

De tão famosa, essa obra já tornou-se filme mais de uma vez. Verifique o trailer da versão de 2009:

Livros tradicionais da literatura brasileira

21. O Cortiço – Aluísio Azevedo, 1890

O Cortiço – Aluísio Azevedo

Um vasto romance naturalista que relata as condições precárias em que parte da população brasileira vivia nos denominados cortiços. As histórias das personagens são retratadas em contraste com a ascensão social do comerciante português João Romão.

22. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis, 1881

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Uma obra-prima de um escritor genial, que relata a vida de modo frio e pessimista. É um livro muita irônico que analisa a hipocrisia da sociedade pelo ponto de visualizada de um defunto, que é quem narra a trama. É com certeza um dos gigantes tradicionais brasileiros.

23. Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida, 1854

Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

Um livro realista que traz uma lider crítica à sociedade da época. O personagem principal da trama é um anti-herói, que é pobre, oportunista e sem idealizações.

Baixe aqui o pdf desse livro.

24. Iracema – José de Alencar, 1865

Iracema – José de Alencar

Um extenso romance brasileiro que conta a trama da indígena Iracema que se apaixona pelo português Martim. Os dois acabam por obter um filho convidado Moacir, que seria a representação do 1º brasileiro. Este romance é considerado parte do Indianismo, em que se exalta as belezas naturais brasileiras.

25. A Hora da Estrela – Clarice Lispector, 1977

A Hora da Estrela – Clarice Lispector

Um romance tradicional brasileiro que conta a trama da emigrante nordestina Macabéa pelo narrador fictício Rodrigo S. M. É considerado um romance psicológico, típico de Clarice Lispector, em que o lado interno das personagens é muita trabalhado na história.

Gostou de confirmar estes livros? Se desejar mais tradicionais da literatura brasileira, recomendamos este conteúdo:

Conheça os maiores tradicionais da Literatura Brasileira