Os melhores filmes do Studio Ghibli: ranking completo


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Um dos mais prestigiados estúdios de animação de todo o mundo, o Studio Ghibli tornou-se uma referência em contabilizar histórias que emocionam, fazem os espectador da risada, chorar, além de despertar a imaginação das crianças.

Não é à toa que o estúdio se transformou em um dos mais premiados de toda a trama do cinema com filmes que passam por categorias como drama, aventura, comédia, fantasia e ficção científica. Verifique a nossa catálogo com todos os filmes já produzidos pelo Studio Ghibli, dos mais aclamados aos menos conhecidos pelo público e crítica.

1. A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro (2001)

Temas: aventura, fantasia, amadurecimento, mistério.

Único filme de língua não inglesa a receber o Oscar de Melhor Filme de Animação, a Viagem de Chihiro é antes de tudo, uma trama de descobertas da infância e amadurecimento. Nesta obra prima de Hayao Miyazaki, acompanhamos a jornada de uma garota de dez anos que está se modificando de cidade com seus pais. Ao longo da viagem, a moça vai se perder dos familiares, para após localizar que eles se transformaram em porcos. Com a ajuda do jovem Haku, Chihiro vai embarcar em uma aventura sem precedentes para salvar os seus pais, ao mesmo tempo que vai saber outros personagens pra lá de macabros e excêntricos.

2. Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro (1988)

Temas: aventura, fantasia, aventura.

Mei e sua irmã se mudam para uma cidade para permanecerem mais próximas ao hospital onde sua mãe está internada. As femininas vão localizar um atalho oculto em seu quintal que as leva para um terra mágica, onde conhecem um espírito da floresta convidado Totoro. Uma linda relação de amizade vai surgir, assim como uma épica aventura que vai destacar o amor acesse irmãs e o poder da imaginação infantil.

3. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Temas: guerra, drama.

Um dos filmes mais tocantes do Studio Ghibli, Túmulo dos Vagalumes relata com delicadeza e maestria os terrores pós Segunda Guerra Mundial. A trama é semi biográfica, pois tanto o livro que foi inspirado, quanto as experiências do diretor Isao Takahata serviram de inspiração para detalhes na trama. Considerado também um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, o enredo narra a trama de dois irmãos que precisam brigar contra a fome e as adversidades causadas pela guerra para sobreviverem depois de a morte da mãe e a convocação do pai para o exército.

4. O Castelo no Céu (1986)

O Castelo no Céu (1986)

Temas: romance, steampunk, fantasia, aventura, ação.

Este filme se tornou um marco do categoria de animação e também de ficção científica. Hayao Miyazaki dirige esta fabulosa aventura pelos ares que acompanha a jornada de dois personagens órfãos, Sheeta e Pazu. Unindo forças, os jovens vão tentar encontrar a mitológica cidade flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por piratas gananciosos. Esse foi o 1º filme de animação produzido de forma oficial pelo Studio Ghibli e ainda mora no coração dos aficionados pelo estúdio.

5. O Conto da Princesa Kaguya (2013)

O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Temas: aventura, fantasia, drama, amadurecimento.

Baseado no folclore japonês, O Conto do Cortador de Bambu, esse filme dirigido por Isao Takahata, demonstra a trama de uma moça que é localizada dentro de um tronco de bambu. Quando cresce, ela se tranforma uma aristocrata, ganhando o título de princesa Kaguya. A jovem é cortejada por varios homens da realeza, todavia sem apresentar interesse por nenhum deles, vai exigir com que os homens realizem missões impossíveis para não deixar acontecer um casamento. Com um traço delicado e uma trama empolgante, o filme foi sugerido ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2015.

6. O Castelo Animado (2004)

O Castelo Animado (2004)

Temas: romance, drama, fantasia, ação.

Em um mundo encantado e habitado por criaturas fantásticas, a jovem Sophie vai perecer uma terrível maldição: ela vai ser transformada em uma velha senhora por uma maligna feiticeira. Sua jornada para quebrar o feitiço a vai levar ao castelo animado, habitado por um misterioso feiticeiro que pode salvá-la de sua maldição. Esse aplaudido filme de Hayao Miyazaki, foi sugerido ao Oscar de Melhor Filme de Animação e ganhou muitos prêmios depois a sua estreia.

7. Princesa Mononoke (1997)

Princesa Mononoke (1997)

Temas: épica, guerra, ficção histórica, fantasia, aventura.

Um destemido príncipe vai brigar contra um monstro demoníaco que invadiu a sua aldeia. Ferido e amaldiçoado, Ashitaka vai obter que ir por trás de uma cura e em sua jornada vai saber San, uma garota produzida por uma tribo de deuses-lobo. Esse foi o filme que colocou o Studio Ghibli não só no mapa dos aficionados por animação, porém recebeu uma proporção mundial de prestígio.

8. Tartaruga Vermelha (2016)

Tartaruga Vermelha (2016)

Temas: fantasia, romance, aventura.

Co-produzido acesse o Studio Ghibli e a distribuidora alemã Wild Bunch, esta delicada e empolgante trama dirigida por Michaël Dudok de Wit narra a jornada de um náufrago, que se encontra isolado em uma ilha deserta. Sua jangada é constantemente destruída por uma misteriosa tartaruga vermelha. Em um golpe de fúria, ele vai matar o animal, que magicamente vai ressuscitar em uma linda mulher de cabelos vermelhos. Apaixonados, eles agora vão produzir uma vida nesta ilha e conviver com a natureza. Sem diálogos, esse filme demonstra o poder de uma impressionante trama animada e uma trilha sonora emocionante.

9. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Temas: drama, fantasia, aventura.

A jovem feiticeira Kiki completou 13 anos e agora deve passar um ano fora de casa para entender a viver de maneira independente. Junto de seu leal gatinho falante, Kiki se varia para a cidade de Korico, onde vai obter que lidar com várias adversidades, como, por exemplo, o fato de que os hotéis da região não permitem bruxas.

10. Memórias de Ontem (1991)

Memórias de Ontem (1991)

Temas: romance, melodrama, amadurecimento.

Este delicado drama envolvido pelo sentimento de nostalgia, demonstra a trama de Taeko Okajima. A personagem principal tem 27 anos e trabalha em um escritório em Tóquio. Ela decide navegar para o interior do país, onde vai auxiliar em uma temporada de colheita de familiares. Ao longo do filme, ela vai se lembrar de diversos casos de sua infância e adolescência, tentando aprender essas memórias e as marcas que lhe causaram agora em sua vida adulta.

11. Pom Poko — A Enorme Briga dos Guaxinins (1994)

Pom Poko — A Extensa Briga dos Guaxinins (1994)

Temas: comédia, drama, fantasia.

Neste filme de Isao Takahata, acompanhamos a jornada de individuo mágicos, guaxinins metamorfos que lutam pela survival da floresta em que vivem contra o desenvolvimento urbano que destrói a vegetação. Um filme ambientalista do Studio Ghibli que foi com base no folclore japonês convidado Os Tanukis.

12. Ponyo (2008)

Ponyo (2008)

Temas: comédia, drama, aventura, fantasia.

Os sentidos delicados da imaginação de Hayao Miyazaki tomam novas proporções em Ponyo, um de seus gigantes tradicionais do Studio Ghibli. Na trama, acompanhamos a amizade acesse um garoto que um dia encontra um peixinho dourado falante chamada Ponyo. Recebendo vida, acompanhamos a real missão e trama de Ponyo, que agora pode acabar juntando em risco o vilarejo de seu amigo.

13. Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Temas: romance, comédia, aventura, fantasia.

Ambientado na Itália acesse as duas Gigantes Guerras Mundiais, Porco Rosso é com base no mangá do célebre diretor Hayao Miyazaki e dirigido por ele mesmo. Na trama, acompanhamos as aventuras de um ex-piloto da força aérea italiana que agora, com uma cabeça de porco, briga contra os piratas aéreos que roubam turistas na região italiana.

14. Meus Vizinhos, os Yamadas (1999)

Meus Vizinhos, os Yamadas (1999)

Temas: comédia.

O 1º filme digital do Studio Ghibli, Meus Vizinhos, Os Yamadas foi dirigido por Isao Takahata, que desejava um estilo de arte aquarela ao filme. Isso faz com que o filme seja uma das produções artísticas mais estranhos dessa casa de estúdios de animação. Ele conta a trama de uma clássico família japonesa, composta por um patriarca, uma mãe, uma avó, um filho pré-adolescente, uma filha mais novo e o cachorrinho da família. Todos passam por pequenas situações que trazem também uma enorme lição.

15. Sussurros do Coração (1995)

Sussurros do Coração (1995)

Temas: romance, musical, aventura, amadurecimento.

Uma comédia romântica enigmática sobre amadurecimento e os impactos do 1º amor. Em Sussurros do Coração, dirigido por Yoshifumi Kondo, acompanhamos a trama de Shizuku, que começa a notar que os livros que pega na biblioteca são no geral emprestados também a um menino convidado Seiji. Um amor não esperado acesse duas pessoas muita diferenciados vai nascer a partir daí.

16. Vidas ao Vento (2013)

Vidas ao Vento (2013)

Temas: guerra, drama, romance.

Este poético filme de Hayao Miyazaki narra a trama de Jiro Horikoshi, cujo sonho de infância é se tranformar um piloto de avião. Na realidade, voar em um avião em formato de pássaro. Ao longo de sua jornada, ele vai saber a bela Naoko, por quem vai se apaixonar. Seus destinos vão ser traçados mais de uma vez. No entanto, a mulher da sua vida vai criar uma grave doença e Jiro vai ter que se dividir acesse o seu sonho de infância e a sua amada.

17. O Mundo dos Pequeninos (2010)

O Mundo dos Pequeninos (2010)

Temas: aventura, fantasia.

Os pequeninos fazem parte de uma minúscula família que vive escondida no assoalho de uma casa nos subúrbios de Tóquio. A família têm regras estritas para não serem descobertos pelas pessoas, roubando itens essenciais para sua survival. No entanto, a jovem Arrietty vai acabar conhecendo um menino de tamanho comum e tentar manter uma relação de amizade, apesar de acrescentar em risco a existência de sua pequena família.

18. As Memórias de Marnie (2014)

As Memórias de Marnie (2014)

Temas: drama, mistério.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, As Memórias de Marnie demonstra a jornada de Anna, uma garota de 12 anos de idade, filha de pais adotivos, que é muito solitária e introvertida. Como recomendação médica, ela vai passar o verão em uma casa litorânea, onde vai acessar em uma mansão abandonada e saber uma moça loira chamada Marnie. Os segredos de Marnie, no entanto, são mais profundos do que Anna poderia atender e essa amizade transformará a sua vida para sempre.

19. Da Colina Kokuriko (2011)

Da Colina Kokuriko (2011)

Temas: romance, drama.

Dirigido por Goro Miyazaki, filho do patriarca do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, Da Colina Kokuriko conta uma trama de amor que sofre algumas influências e complicações devido ao retrasado. No filme, acompanhamos a jornada de Umi, que mora no topo de uma colina e costuma hastear bandeiras em homenagem aos marinheiros do porto. Esse ato vai convocar a atenção do jovem Shun, que vai acabar, eventualmente, se apaixonando por ela. No entanto, uma fotografia do retrasado vai fazê-los se desaproximar e investigar um anterior composto de mistério sobre os dois.

20. Ocean Waves (1993)

Ocean Waves (1993)

Temas: romance, drama.

Baseado no romance da escritora japonesa Saeko Himuro, Ocean Waves é um filme para televisão animado pelo Studio Ghibli que conta uma trama delicada de nostalgia, amadurecimento e amores passados. No filme, sabemos a trama de Taku Morisaki, que volta para sua cidade natal no decorrer o período de férias da faculdade. Passeando pela cidade, ele vai se lembrar dos seus anos no colegial e de seus antigos amores.

21. O Reino dos Gatos (2002)

O Reino dos Gatos (2002)

Temas: romance, comédia, aventura, fantasia.

O filme de estreia da direção de Hiroyuki Morita para o Studio Ghibli é um deleite para os olhos e revela uma fantástica trama que envolve quaisquer aficionado pelas comédias de animação. Na trama, acompanhamos a jornada de Haru, uma moça de 17 anos, que um dia culmina salvando a vida de um gatinho. Ela só não aguardava que o gato que salvou era na verdade um nobre gato falante, que a convida para saber o reino dos gatos, onde vai ter a oportunidade de viver como os animaizinhos e se tranformar uma realeza felina.

22. Contos de Terramar (2006)

Contos de Terramar (2006)

Temas: drama, aventura, fantasia.

Dirigido por Goro Miyazaki, filho do patriarca do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, Contos de Terramar é uma adaptação de uma conhecido franquia de romances japonês da autora Ursula K. Le Guin. Na trama, uma terra mágica começa a mostrar desequilíbrio, quando dragões vindos de terras distantes entram em guerra. O forte mago Ged vai por trás de investigar esse desequilíbrio e em sua aventura vai saber o príncipe Arren, com quem vai unir forças.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e Mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho. Apaixonado por cinema tradicional, séries, musicais, livros e bons papos.