Este seria o resultado de uma luta de Sasuke com o Mangekyo Sharingan e Tobirama Senju em Naruto Shippuden

Tobirama Senju, apesar de ser o irmão de Hashirama, o Segundo Hokage e o inventor de vários jutsus que viriam a ser essenciais para a história de Naruto, não é considerado tão forte pelos fãs.

Uma forma de colocar o poder de Tobirama em perspectiva seria um combate direto dele contra um personagem pelo qual os fãs tem a reação contraria, de superestimação: Sasuke Uchiha.

Ao contrário de Sasuke, não vimos muitas demonstrações das habilidade de Tobirama, então temos que extrapolar do que conhecemos para definir quem se sairia vitorioso nesse hipotético combate.

Tobirama morreu em um ataque de 20 ninjas de Classe S, a Divisão Kinkaku. Dois desses ninjas eram os irmãos Kinkaku e Ginkaku, que não só tinham enormes reservas de chakra, obtidas diretamente da Raposa de Nove Caudas, como tinham as Ferramentas Valiosas do Sábio dos Seis Caminhos, literalmente as armas mais poderosas do universo de Naruto.

Digo isso pois, apesar de ter morrido nesse combate, Tobirama levou todos dessa divisão para a cova junto dele. Imagine ser atacado por 18 ninjas do mesmo nível de Kakashi Hatake em seu auge e mais dois ninjas com chakra de Kurama e em posse de armas místicas de extremo poder e ainda sim matar todos eles.

Tobirama enfrentou esses adversários pois estava se fazendo de isca enquanto o resto de seu time escapava de volta para Konoha, mas se não fosse o caso ele poderia simplesmente escapar com sua técnica do Deus Voador do Trovão.

O Senju cresceu em uma época de guerra extrema entre o clã dele e os Uchiha e desenvolveu diversas técnicas que serviam como contra-pontos as habilidades do Sharingan. Essas técnicas incluem os Clones das Sombras e Deus Voador do Trovão.

Seu maior feito em vida foi ter sido o responsável por eliminar Izuna Uchiha, irmão de Madara e considerado um igual ao futuro vilão nos tempos em que os dois possuíam apenas o Mangekyou Sharingan.

Mesmo ressuscitado enfraquecido pelo Edo Tensei, apenas o fato dele levantar o dedo foi o suficiente para fazer o cômodo inteiro que eles estavam estremecer com apenas a moldagem de chakra e obrigou Hashirama – o Deus dos Shinobi original – a ficar sério para pará-lo.

Tobirama possuía um dos maiores intelectos que o mundo shinobi já viu, tanto na criação de jutsus quanto na estratégia no campo de batalha, além de possivelmente ter criado forma de evitar ou anular completamente o genjutsu do Sharingan.

Apesar de não termos vistos a grande parte dos feitos e nem muitos combates de Tobirama, essas informações acima são o suficiente para assumir com tranquilidade que ele era um monstro.

E como ele se sairia contra Sasuke Uchiha com o Mangekyou Sharingan Eterno?

No taijutsu, as vantagens do EMS seriam o suficiente para dar um sufoco para Tobirama. O Senju era rápido, mas Sasuke também o era e seus olhos ainda dão uma enorme vantagem para o Uchiha. A principal tática de Tobirama para o combate corpo-a-corpo seria utilizar Clones das Sombras, mas Sasuke já estaria cansado de ver essa técnica devido aos anos de convivência e combate contra Naruto.

Só que a experiência de Tobirama é muito maior. Ele literalmente cresceu em uma guerra contra Uchiha e até chegar na sua fase adulta, seu objetivo de vida era guerrear contra usuários com Sharingan. O combate seria parelho, mas Tobirama teria mais truques na manga quanto um inexperiente Sasuke.

O estilo Fogo de Sasuke seria facilmente anulado por Tobirama, que é considerado por muitos – dentro e fora do Universo de Naruto – como o melhor ninja do estilo água de todos os tempos.

O estilo relâmpago de Sasuke seria mais eficiente nesse sentido, uma vez que não é vulnerável ao estilo relâmpago, mas não custa nada lembrar que Tobirama tinha a Espada do Deus Trovão, uma espada cuja lâmina é pura energia e seria o suficiente para pelo menos se defender das técnicas de Sasuke.

O Uchiha teria vantagem com suas criaturas invocadas. Enquanto a serpente gigante não teria muita influência no combate, o gavião de Sasuke daria uma superioridade aérea com a qual não vimos Tobirama lidar.

O Susano’o também seria uma ótima tática, uma vez que nunca vimos o Senju enfrentar uma enorme massa de chakra puro, mas Hashirama já enfrentou essa técnica ao enfrentar Madara Uchiha e teria passado informações para seu irmão, que era o estrategista da Vila e seu braço direito. O Segundo Hokage poderia não quebrar a defesa de Sasuke, mas certamente não seria pego em nenhum dos ataques também.

As habilidades de Sasuke com o Amaterasu e Kagutsuchi seriam importantes, mas mais defensivamente e defensivamente, assim como o Susano’o. Tobirama poderia escapar dos ataques diretos das chamas negras com sua velocidade e DVT, mas dificilmente poderia penetrar uma barreira de fogo negro.

Sasuke Uchiha com o Mangekyou Sharingan Eterno possui habilidades incrivelmente poderosas, mas Tobirama teria respostas para todos os poderes ofensivos. Isso se baseando na improvável suposição que vimos tudo que Tobirama sabia em combate.

Defensivamente, o Uchiha é mais seguro e abriria poucas brechas para ser atacado. Numa guerra de atrito, porém, é importante lembrar que mesmo com o MSE, as habilidades são extremamente custosas, enquanto Tobirama pode se manter na luta por muito tempo devido sua linhagem Senju.

Avaliando tudo, o cenário mais provável é um empate, com mais chances de vitória para Tobirama do que para Sasuke, provando que mesmo um personagem extremamente apelão como o Uchiha ainda não é o bastante para vencer facilmente o Segundo Hokage.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchuyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.