Vikings: quem foi Lagertha, a escudeira mais famosa do mundo?

Lagertha se tornou uma das personagens mais famosas da série “Vikings”. A história conta que ela viveu no território da atual Noruega e teria sido esposa de Ragnar Lothbrok, um dos reis vikings mais respeitados da história.

O livro “Feitos dos Danos” de Saxão Gramático cita detalhes sobre a história da escudeira mais famosa do mundo. Segundo as informações, além de guerreira Lagertha também era reconhecida como Valquíria.

Fragmento de Angers da Feitos dos Danos de Saxão, na Biblioteca Real de Copenhague. Este fragmento, de quatro fólios de pergaminho, é o único fragmento que se sabe ao certo ter sido escrito pela mão de Saxão KErKPuBAb0

Online Séries January 5, 2020

Sua história se inicia quando um caudilho tribal dos Suíones chamado Fro, invadiu a Noruega e acabou assassinando um importante conde do local em 840. Após o ataque, ele então ordenou que todas as mulheres que faziam parte da família do conde fossem para um bordel.

Saxão Gramático evDOTSz3eS

Online Séries January 5, 2020

O destino

Por coincidência do destino, Ragnar acabou lutando contra o exército de Fro para vingar a morte de seu avô, Sivardo. O viking contou com a ajuda das mulheres do bordel. Eles se vestiram como homens e se juntaram ao acampamento de Lothbrok. Isso reforçou o seu exército e fez com que o comandante viking ganhasse a batalha.

Lagertha estava em meio a essas mulheres e lutou ao lado do viking. Ragnar ficou impressionado com a destreza da guerreira no campo de batalha e a pediu em casamento. A história narra que quando o guerreiro foi pedir a mão de Lagertha em casamento, um grande urso apareceu na casa onde ela morava.

Lagertha, litografia de Morris Meredith Williams (1913) JEnRxspbKZ

Online Séries October 17, 2018

Ele precisou matar o animal deixando a sua lança cravada nobicho. A atitude chamou a atenção de Lagertha que aceitou o pedido feito peloviking. Segundo informações do Saxão Gramático, o casal teve um filho e duasfilhas cujo os nomes não foram mencionados.

Divórcio

Ragnar acabou se apaixonando por Thora Town-Hart, filha do rei da Suécia. Com isso, ele se divorciou de Lagertha e mudou-se para a Noruega, de acordo com os registros. No entanto, o viking precisou da ajuda de sua ex-esposa para enfrentar uma grande batalha na Dinamarca.

A estratégia de Lagertha literalmente salvou os guerreiros de Ragnar. Ela criou pânico em seus inimigos os fazendo recuar. Não existem registros com relação a morte da escudeira. A história apenas cita que ela viveu como uma rainha nos seus últimos anos de vida.

kYFh3Ikmjo

Online Séries October 17, 2018

Confira também:

A História de Hvitserk, da série ‘Vikings’

A história de Aslaug, da série Vikings

A história de Odin, o grande deus nórdico



PROPAGANDA
PROPAGANDA
PROPAGANDA