As 17 melhores novelas da Globo de todos os tempos que estão disponíveis no Globoplay


Muitas das novelas da TV Globo ficaram famosas pelas tramas envolventes que conquistaram o público. Com novelas reconhecidas internacionalmente e com várias que ganharam reprise, não é árduo refletir em novelas que entraram para a trama da televisão.

A primeira telenovela brasileira da TV Globo foi Ébrio mostrada em 1965. Após desta, mais de 300 novelas já passaram pelo canal.

Confira agora a catálogo que montamos com as novelas mais celebrados que estão disponíveis no Globoplay para você visualizar quando quiser.

O Clone

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2001-2002
Capítulos: 221

Com uma trama de amor acesse dois países, Jade (Giovanna Antonelli) é uma jovem filha de mulçumanos que conhece o brasileiro Lucas (Murilo Benício) no Marrocos. Atraídos um pelo outro, logo se apaixonam. No entanto, por questões religiosas e culturais, não vai ser simples permanecerem juntos. A história gira também em torno do irmão gêmeo de Lucas, Diogo, que é morre logo no começo da história.

Criada por Glória Perez, a novela chegou a atingir 62 pontos de média de plateia. O Clone recebeu também reprise na televisão brasileira.

Chocolate com Pimenta

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2003-2005
Capítulos: 209

A novela de época passa-se nos anos 1920 em Ventura, uma pequena cidade que é movimentada por uma fábrica de chocolate. Ana Francisca (Mariana Ximenes) é um garota humilde que vai morar na cidade depois de o assassinato do seu pai. Lá ela conhece Danilo (Murilo Benício), um jovem conhecido do internato. A relação dos dois fica também conturbada pela presença de Olga (Priscila Fantin), a filha do delegado de Ventura.

Escrita por Walcyr Carrasco, foi uma das novelas de maior plateia do horário das seis.

Laços de Família

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2000-2001
Capítulos: 209

Nas vésperas do Réveillon que viraria o milênio, Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini) envolvem-se em um acidente. Apesar de ser ele ser 20 anos mais jovem que ela, eles interessam-se um por outro. Entretanto, no mesmo dia, Miguel (Tony Ramos), que trabalhava na livraria em frente ao cenário do acidente, também apaixona-se por ela. A partir daí, a telenovela tem muitas intersecções acesse as famílias envolvidas.

Laços de Família foi tida um sucesso, sendo mostrada em cerca de 66 países.

A Favorita

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2008-2009
Capítulos: 197

Donatela (Cláudia Raia) e Flora (Patricia Pillar) são duas amigas que foram registradas juntas, pois os pais de Donatela faleceram cedo. Quando jovens, chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. Apesar da amizade, elas aos alguns tornam-se rivais. Na história, uma delas praticou um crime. Flora irá cumprir a pena pelo assassinato, entretanto não se sabe ao certo quem era mesmo a culpada. A novela gira em torno desse tema de uma vilã e uma mocinha, escondendo por um tempo quem é quem.

De João Emanuel Carneiro, a novela atraiu o público pelo suspense construido acesse as duas irmãs.

Pai Herói

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1979
Capítulos: 174

André Cajarana (Tony Ramos) é desenvolvido em uma pequena cidade de Minas Gerais pelo avô paterno (Lima Duarte). Quando o avô falece, André vai ao Rio de Janeiro e descobre que o pai teve um retrasado vinculado ao crime. Assim, as histórias sobre o pai destroem a impressão que André tinha de que seu pai era um extenso homem. No Rio, André apaixona-se por Carina (Elizabeth Savalla).

Criada por Janete Clair, a novela passou por reprises e virou um tradicional da televisão brasileira.

Vale Tudo

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1988-1989
Capítulos: 204

Raquel Accioli (Regina Duarte) é a mãe de Maria de Fátima (Gloria Pires). As duas são extremamente variados em termos de caráter. Enquanto a primeira tenta sempre ser correta, a segunda pensa somente em si e em chances de enriquecer. É com este pensamento que foge para o Rio de Janeiro depois de vender a propriedade da família. Na tentativa de reencontrar a filha, Raquel vai ao Rio, onde conhece Ivan Meirelles (Antonio Fagundes) e se apaixona. A trama conta também com Odete Roitman (Beatriz Segall), uma perfeita vilã.

A conhecido novela chegou a atingir a marca de 81 pontos em um capítulo de gigantes revelações.

Por Amor

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1997-1998
Capítulos: 191

Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e Helena (Regina Duarte), sua mãe, estão em Veneza. Enquanto Maria Eduarda está se despedindo da vida de solteira, Helena está tentando curar feridas de um relacionamento anterior. Tudo varia quando elas conhecem lá o arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), e Helena de forma rápida apaixona-se.

A novela de Manoel Carlos passou por reprises e foi tida muito polêmica pelo público.

Mulheres de Areia

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1993
Capítulos: 203

Glória Pires interpreta as irmãs gêmeas Ruth e Raquel. Com personalidades extremamente variados, as duas tornam-se rivais. Ruth é uma jovem doce e amável, já Raquel é rude e egoísta. Quando Ruth conhece um bom pretendente, Marcos Assunção (Guilherme Fontes), Raquel decide realizar de tudo para passar-se pela irmã e casar-se com ele.

De Ivani Ribeiro, a novela teve extenso sucesso na época em que foi mostrada, tendo uma média de 50 pontos.

Roque Santeiro

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1985-1986
Capítulos: 209

A novela foi com base em O Berço do Herói, de Dias Gomes. A história conta a trama do coroinha Luís Roque Duarte (José Wilker), que ficou popular por Roque Santeiro. Popular por esculpir imagens sacras, ele teria ficado famoso depois proteger a comunidade cenário dos capangas do Navalhada. Por isso, foi santificado pela população, todavia também gerou, para poucos, motivo de lucro. Certo dia, ele surpreende a todos com o seu retorno à cidade.

Com média 74 pontos de plateia, foi tida a novela brasileira de maior audiência.

Avenida Brasil

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2012
Capítulos: 179

Rita (Mel Maia) é uma moça de 11 anos, órfã de mãe e produzida pelo pai Genésio (Tony Ramos). No entanto, quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), sua vida vira um pesadelo. Além de ser uma madrasta má, ela também é bastante calculista e pretende dar um ataque no pai da garota.

De João Emanuel Carneiro, a novela da TV Globo foi um sucesso e agitou as redes sociais na época da sua exibição.

Da Cor do Pecado

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2004
Capítulos: 185

A trama conta o triângulo amoroso de Preta (Taís Araújo), Paco (Reynaldo Gianecchini) e Bárbara (Giovanna Antonelli). Paco apaixona-se por Preta em uma viagem a São Luís e, quando retorna ao Rio decidido a concluir com Bárbara, descobre que ela está grávida.

Criada por João Emanuel Carneiro, a novela foi mostrada em mais de 100 países e teve direito a diversas reprises.

Páginas da Vida

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2006-2007
Capítulos: 203

Um dos temas principais da novela é a Síndrome de Down e os preconceitos da sociedade. A trama começa em Amsterdã, quando Nanda (Fernanda Vasconcellos), de 18 anos, descobre que está grávida do namorado, Léo (Thiago Rodrigues). Apavorado, ela resolve abandoná-la. Nanda volta, então, ao Brasil com o prosseguir da gravidez de gêmeos. Na sua casa, necessita lidar com sua mãe Marta (Lilia Cabral), que rejeita a filha grávida. Nanda culmina por falecer no parto, e Marta decide desenvolver somente o neto, omitindo o nascimento com vida da irmã gêmea com Síndrome de Down.

Criada por Manoel Carlos, a novela gerou várias polêmicas e ficou popular.

Mulheres Apaixonadas

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2003
Capítulos: 203

Helena (Christiane Torloni) está casada existe 15 anos com o músico Téo (Tony Ramos) até que decide que está na hora de viver uma novo experiência. Ela reencontra então César (Dr. César Andrade de Melo), um antigo namorado. Para além do envolvimento amoroso da história, a paternidade, a infidelidade e o alcoolismo são poucos dos temas abordados ao longo da história.

Criada por Manoel Carlos, a novela chegou a ser mostrada em outros países.

Senhora do Destino

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2004-2005
Capítulos: 195

Contada em duas fases, temos a primeira parte em que Maria do Carmo Ferreira da Silva (Carolina Dieckmann) é abandonada pelo marido Josivaldo (Manoel Candeias) e decide partir com seus filhos para o Rio de Janeiro. No entanto, depois uma série de contratempos, sua filha recém-nascida é sequestrada por Nazaré (Renata Sorrah). Na segunda fase da novela, Maria do Carmo (Susana Vieira) está em uma fase bem-sucedida, entretanto permanece em procura da filha.

Criada por Aguinaldo Silva, a novela teve uma média geral de 50,4 pontos e recebeu reprises.

Celebridade

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2003-2004
Capítulos: 221

Maria Clara Diniz (Malu Mader), dona da produtora Mello Diniz, é uma mulher de sucesso. Certo dia, aproxima-se dela Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu), uma mulher invejosa que deseja ocupar seu posto. Assim, Celebridade gira em torno da rivalidade acesse as duas mulheres e a disputa pela fama.

De Gilberto Braga, a novela teve reprises na televisão brasileira.

O Soberano do Gado

Abertura da novela:

Anos de exibição: 1996-1997
Capítulos: 209

Enrico (Leonardo Bricio) e Giovanna (Letícia Spiller) decidem viver um amor proibido, porque as duas famílias são completamente contrárias à união dos dois. Quando o filho do casal, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), cresce, ele fica famoso pela criação de gados e passa a ser convidado de "Rei do Gado". O jovem cresceu marcado pela trama conturbado dos pais e vive hoje em dia um casamento fracassado, quando então chegam à cidade duas novas mulheres.

De Benedito Ruy Barbosa, a novela fez extensa sucesso e foi aclamada por debater a Reforma Agrária e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Paraíso Tropical

Abertura da novela:

Anos de exibição: 2007
Capítulos: 179

Paraíso Tropical conta a trama das irmãs gêmeas Paula e Taís, interpretadas por Alessandra Negrini. Apesar de identificadas fisicamente, elas não sabem da existência uma da outra. Quando Paula muda-se da Bahia para o Rio de Janeiro, ela descobre que é irmã de Taís. Apesar de um instante inicial de felicidade, logo ela descobre que Taís não é uma pessoa de bom caráter.

A novela foi escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Recomendamos também: