Os 15 hinos da Harpa Cristã mais celebrados de todos os tempos


Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social

Antes do YouTube e dos rankings na internet das melhores canções cristãs, havia a Harpa Cristã. Produzida para as igrejas Assembleia de Deus, a Harpa é o hinário mais popular do Brasil e conta com diversas centenas de tradicionais cristãos. Em termos fácil, é a catálogo das melhores canções cristãs em português dos últimos 3 séculos!

Escolhemos aqui poucos dos hinos da Harpa Cristã que continuam tendo extensa sucesso. Essas canções possui letras inspiradoras, melodias surpreendentes e raízes muita interessantes. Então prepare-se para uma variedade de louvor e nostalgia da infância na igreja…

15. Deus Velará por Ti

  • Escrito/composto por: Civilla Durfee Martin (1869-1948) - letra, Walter Stillman Martin (1862-1935) - música
  • Ano: 1904

Quando vem a preocupação, não existe nada melhor que lembrar que Deus está cuidando de você! A canção Deus Velará por Ti foi desenvolvida pelos Martins, um casal americano que compôs muitos hinos. A letra foi inspirada no seu filho, que lembrou aos pais que Deus cuidaria deles, quando uma vez a mãe ficou doente e o pai teve de navegar. Quando Walter voltou essa noite, Civilla estava extremamente melhor e já tinha escrito a letra da música!

14. Em Fervente Oração

  • Escrito/composto por: Elisha Albright Hoffman (1839-1929)
  • Ano: 1905

Essa música explica que, para ganhar todas as bênçãos de Deus, você necessita largar tudo no altar. No Antigo Testamento, o altar era o lugar onde se ofereciam sacrifícios a Deus. Soltar tudo no altar quer dizer entregar sua vida toda a Deus, permitindo que Deus guie tudo que você faz.

13. A Mensagem da Cruz (Rude Cruz)

  • Escrito/composto por: George Bennard (1873-1958)
  • Ano: 1913

Esse é um dos hinos antigos mais conhecidos dos Estados Unidos e é popular no mundo inteiro. A canção foi escrita e composta por George Bennard, um evangelista americano, e utilizado em algumas campanhas e evangelistas da primeira metade do século anterior. A letra fala por si própria…

12. Vem Cear

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão
  • Ano: não sabemos

Paulo Leivas Macalão foi a pessoa que escreveu mais hinos da Harpa Cristã. Pastor da igreja Assembleia de Deus, além de criador de muitas igrejas, ele escreveu e traduziu mais de 400 hinos. Vem Cear é um de seus originais, que convida todos a participarem na festa no Céu, que é como um enorme jantar de família com Jesus.

11. Alma Abatida

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão (1903-1982)
  • Ano: não sabemos

A letra de Alma Abatida é inspirada em um poema do soberano Davi, nos Salmos, que diz: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Coloque a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42:5).

10. Conversão (Foi na Cruz)

  • Escrito/composto por: Isaac Watts (1674-1748) - letra, Ralph Erskine Hudson (1843-1901) - refrão e música
  • Ano: 1885 (música)

A letra desse hino é possivelmente a mais antiga nessa catálogo, escrita por volta da primeira metade do século XVIII. A canção foi cantada com muitas melodias diferenciados até que Hudson desenvolveu uma versão que se tornou mais conhecido que todas as outras. Como se vê, pegar em canções antigas e adaptá-las para os dias recentes é uma prática bem antiga na Igreja.

9. Firme nas Promessas

  • Escrito/composto por: Russell Kelso Carter (1849-1928)
  • Ano: 1886

O rotina alegre de marcha desse hino foi construido pelo capitão Carter, quando estava na Academia Militar, nos Estados Unidos. A vida de Carter não foi simples: ele teve doenças físicas e esgotamentos mentais e até se divorciou (algo bastante mal visualizado na sua época). Entretanto ele sabia que podia sempre contabilizar com a ajuda de Jesus em todas as circunstâncias.

8. Em Espírito, Em Realidade

  • Escrito/composto por: não encontramos
  • Ano: não sabemos

Essa música é inspirada no ensinamento de Jesus, que mencionou que os verídicos adoradores adoram a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:24). Isso quer dizer que o mais fundamental é o coração, não aparências exteriores como realizar peregrinações para certos locais “sagrados” ou inventar diversas regras restritivas. O cristão verídico ama a Deus e é isso que importa.

7. Tu És Fiel Senhor

  • Escrito/composto por: Thomas Obediah Chisholm (1866-1960) - Letra, William Marion Runyan (1870-1957) - música
  • Ano: 1923

Thomas Chisholm não tinha bastante dinheiro e teve problemas de saúde a vida inteira. Mesmo assim, ele percebeu que Deus estava cuidando dele, sempre garantindo o que ele precisava. Essa foi a inspiração para Tu És Fiel Senhor, um hino que celebra a confiança que o cristão pode obter em Deus.

6. Sobre as Ondas do Mar (Solta o Cabo da Nau)

  • Escrito/composto por: Erik Janson e F. Da Silva
  • Ano: não sabemos

Para quem não manja de termos náuticos, uma nau é um navio pequeno e o cabo serve para prender o navio na doca, para não sair à deriva. Este hino desafia o cristão a deixar as coisas que o prendem e seguir Jesus sem medo. As dificuldades podem ser assustadoras como uma tempestade no mar, porém Jesus dá segurança.

5. Sossegai

  • Escrito/composto por: Mary Ann Baker (1831-1881) - letra, Horatio Richmond Palmer (1834-1907) - música
  • Ano:1874

A letra de Sossegai é inspirada em um episódio da vida de Jesus relatada na Bíblia. Ele estava dentro de um barco com seus acompanhantes, atravessando o mar da Galileia, quando foram apanhado em uma enorme tempestade. O barco quase afundou porém Jesus estava dormindo! Quando os discípulos o acordaram, Jesus mandou a tempestade parar e tudo acalmou. Os outros tripulantes ficaram bem assustados com essa demonstração de poder!

4. Mais Próximo Quero Estar

  • Escrito/composto por: Sarah Flower Adams (1805-1848) - letra, Lowell Mason (1792-1872) - música
  • Ano: 1840 (letra), 1856 (música)

Mais Próximo Quero Estar foi escrito por uma mulher que teve uma vida duro e morreu cedo. Todavia ela sabia que depois de da morte ela iria estar mais próximo de Jesus. Assim, a tristeza e a dor se transformavam em esperança. Reza a lenda que essa foi a última canção tocada pela banda a bordo do Titanic, enquanto o navio afundava. Nenhum dos músicos sobreviveu.

3. Grandioso És Tu

  • Escrito/composto por: Carl Boberg (1859-1940)
  • Ano: 1886

Você já viu uma paisagem tão linda que deu vontade de cantar? Essa foi a inspiração de Grandioso És Tu. Escrito e cheio pelo poeta sueco Carl Boberg, o hino apresenta como a beleza da natureza reflete a grandeza de Deus. A música já foi traduzida inúmeras vezes, com poucos tradutores acrescentando novas estrofes à letra.

2. Derrotando Vem Jesus

  • Escrito/composto por: Julia Ward Howe (1819-1910)
  • Ano: 1861

A melodia de Derrotando Vem Jesus é bem conhecida até fora do meio cristão. Julia Howe escreveu a letra para o exército dos Estados Unidos no decorrer a Guerra Civil Americana e depressa se tornou uma música patriótica no país. A melodia tinha sido inventada por guerreiros (mas com uma letra menos bonita) e hoje em dia é utilizada extremamente por torcidas de futebol.

1. Porque Ele Vive

  • Escrito/composto por: Gloria (1942-) e William James Gaither (1936)
  • Ano: 1971

Esse hino é popular no mundo todo! Gloria e William J. Gaither, um casal de músicos americanos, escreveram essa música quando seu terceiro filho nasceu, em uma época de vasto turbulência política, social e pessoal. A letra lembra aos cristãos que existe esperança em Jesus, apesar de todas as dificuldades da vida. A música foi inspirada nas palavras de Jesus: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19).

Gostou desses hinos? Veja também as canções gospel mais tocadas em 2018.

Veja também os Melhores Filmes Bíblicos.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014) e nerd de carteira. Escreve conteúdos para a internet desde 2015.