Os 17 melhores filmes bíblicos de todos os tempos


Há diversos anos que o livro dos livros é pesquisado pela 7ª arte, com produções milionárias e vencedoras de vários prêmios. Diretores de renome, como Pasolini e Martin Scorcese, já fizeram suas versões de passagens da Bíblia.

Bora validar os 17 melhores? Pegue sua pipoca e se prepare, porque nossa catálogo só tem filmaço, poucos deles disponíveis no YouTube ou na Netflix.

Filmes bíblicos atuais

1. A Paixão de Cristo (2004)

  • Gênero: drama
  • Disponível em: Telecine Play

Com 2 indicações ao Oscar, A Paixão de Cristo foi um grande sucesso comercial, apesar das inúmeras críticas às poderosos cenas de violência que, de fato, são abundantes em boa parte do filme. Para quem tiver estômago, vale a pena. O filme narra as 12 últimas horas de Jesus Cristo, da traição à ressurreição, com poucos flashbacks sobre sua a infância. Mel Gibson se baseou em evangelhos do Recente Testamento e em fontes não-bíblicas para contar novamente a Paixão de Cristo.

A Paixão de Cristo

2. Eu Só Posso Imaginar (2018)

  • Gênero: drama biográfico
  • Disponível em: Telecine Play

Embora não seja propriamente um filme bíblico, "Eu Só Posso Imaginar" é uma ótima opção para quem gosta de histórias cristãs. O filme é com base na trama do cantor e compositor americano Bart Millard, autor da música cristã "I Can Only Imagine" ("Eu Só Posso Imaginar"). O longa aborda os conflitos da família Millard e a trajetória de superação de Bart.

Assista ao trailer:

3. Repleta de Graça (2015)

  • Gênero: drama
  • Disponível em: Telecine Play

Como o próprio nome já sugere, "Cheia de Graça" conta a trama de Maria de Nazaré. Trata-se de uma produção italiana que aborda a importância da mãe de Jesus na disseminação da palavra de seu filho. O filme demonstra como Maria recebe Pedro e o orienta em sua missão de pregar o Evangelho.

Cheia de Graça

4. Paulo, Apóstolo de Cristo (2018)

  • Gênero: drama histórico-biográfico
  • Não acessível em plataformas de streaming

Este longa acompanha a trajetória de uma das figuras mais fundamentais do Atual Testamento e um dos maiores líderes do cristianismo nascente: o apóstolo Paulo. O filme revela os últimos dias de Paulo, reconstruindo sua trama de vida por meio de flashbacks, que contam desde a sua conversão ao cristianismo até a sua atividade missionária.

Assista ao trailer:

5. Noé (2014)

  • Gênero: épico, aventura
  • Disponível em: Amazon Prime Video

A trama do herói bíblico com uma roupagem hollywoodiana e atores renomados, como Russell Crowe (Noé), Anthony Hopkins (Matusalém) e Emma Watson (Ila). O resultado é um longa-metragem composto de efeitos visuais, ótimas atuações, impressionante trilha sonora e extremamente ação. Em 2015, foi sugerido ao Globo de Ouro na gênero melhor música original.

Noé

6. Êxodo: Divindades e Reis (2014)

  • Gênero: épico
  • Disponível em: Telecine Play

Como o próprio nome já diz, Êxodo pretende contabilizar a trama de Moisés e sua surpreendente jornada de libertação do povo hebreu. Entretanto, mesmo antes de ser lançado, o filme desenvolveu polêmica. Religiosos argumentam que a releitura de Scott afasta-se extremamente do que está escrito no Antigo Testamento, refutando o título de "filme bíblico". Seja como for, para quem curte cenas de aventura e efeitos especiais, este longa sem dúvida é uma boa pedida.

Êxodo Divindades e Reis

7. O Príncipe do Egito (1998)

  • Gênero: musical, animação
  • Disponível em: Telecine Play

Mais uma adaptação do livro "Êxodo", o segundo do Antigo Testamento. Todavia desta vez uma extenso novidade: trata-se de uma animação. O filme simplesmente bombou no final dos anos 90, rendendo um faturamento milionário para o estúdio de animação DreamWorks. Destaque para o equipe orginal de dubladores, que conta com nomes como Val Kilmer, Michelle Pfeiffer, Sandra Bullock e Danny Glover, e para a canção "When You Believe", interpretada por Whitney Houston e Mariah Carey. Teve 2 indicações ao Oscar e venceu na gênero melhor música original.

O Príncipe do Egito

8. O Evangelho Segundo João (2003)

  • Gênero: épico
  • Disponível em: YouTube

O filme se propõe a ser uma versão fiel ao texto bíblico. Conta com a narração do premiado ator canadense Christopher Plummer, o ator mais velho a ober um Oscar. No Rotten Tomatoes, o filme tem uma pontuação baixa acesse os críticos de cinema (apenas 37%), todavia é bem cotado pelo público (88%).

Assista ao filme:

9. Ressurreição (2015)

  • Gênero: drama
  • Disponível em: -

Pode-se considerar Ressurreição um filme bíblico porque trata da fundamental passagem do Nova Testamento em que Jesus, depois ser morto na cruz, ressuscita dos mortos no terceiro dia. Todavia a trama do filme é ficcional. Um militar romano é enviado por Pôncio Pilatos para investigar o sumiço do corpo de Jesus.

Ressurreição

10. O Filho de Deus (2014)

  • Gênero: épico, drama
  • Disponível em: Amazon Prime Video

Baseado na famosa minissérie americana The Bible, O Filho de Deus conta a trama de Jesus Cristo, do Natal à crucificação. No Rotten Tomatoes, o filme conta com uma pontuação baixa da crítica (apenas 21%). Já os telespectadores que votaram (aproximadamente 42 mil) dão 73% para o filme.

O Filho de Deus

Filmes bíblicos tradicionais e antigos

11. A Bíblia (1966)

  • Gênero: drama
  • Não acessível em plataformas de streaming

"No princípio Deus desenvolveu os céus e a terra". Para iniciar uma catálogo sobre tradicionais bíblicos, nada melhor que A Bíblia, que narra os 22 primeiros capítulos do 1º livro do Antigo Testamento, o Gênesis. O filme vai da criação da Terra aos dias de Abraão. Teve 3 indicações ao Oscar e venceu na gênero melhor trilha sonora. De forma definitiva indispensável para quem curte tradicionais da Bíblia.

A Biblia

12. Ben-Hur (1959)

  • Gênero: épico
  • Não acessível em plataformas de streaming

A trama do príncipe Judah Ben-Hur é fictícia e não é contada na Bíblia. Entretanto, na ficção, ela se cruza com a trama de Jesus Cristo, de quem Ben-Hur é contemporâneo. Esse filme é um super tradicional do cinema mundial, tendo 12 indicações ao Oscar, das quais faturou nada menos que 11 estatuetas, colocando a de melhor filme.

Ben Hur

13. O Evangelho Segundo São Mateus (1964)

  • Gênero: drama histórico
  • Não acessível em plataformas de streaming

O foco de Pasolini, um dos maiores cineastas de todos os tempos, foi traduzir fielmente o "Evangelho de Mateus", sem alternar, incluir ou deletar nada do que ali está escrito. É dessa leitura do 1º livro do Atual Testamento que saiu o filme, considerado por varios críticos uma obra-prima do cinema mundial.

O Evangelho Segundo São Mateus

14. Os 10 Mandamentos (1956)

  • Gênero: ação, drama
  • Disponível em: Telecine Play

A trama do profeta Moisés, por si só, já é para lá de empolgante e repleta de ação. Ao ganhar um tratamento hollywoodiano, fica mais eletrizante ainda. Claro que por se tratar de um filme dos anos 50 não podemos aguardar o dinamismo e os efeitos especiais dos filmes de ação novos. Ganhou 7 indicações ao Oscar de 1957. Venceu na gênero efeitos especiais.

Os 10 mandamentos

15. Sansão e Dalila (1949)

  • Gênero: drama
  • Disponível em: Telecine Play

Do mesmo diretor do premiado Os 10 Mandamentos, Sansão e Dalila conta a famosa trama do "Livro dos Juízes", o sétimo do Antigo Testamento. O hebreu Sansão, possuidor de uma força descomunal, depois ser traído e tornar-se escravo, ergue-se para se vingar de seus adversários filisteus.

Sansão e Dalila

16. A Última Tentação de Cristo (1988)

  • Gênero: drama
  • Disponível em: NOW

Atenção: não espere localizar em A Última Tentação de Cristo um filme convencional. O Jesus Cristo de Scorcese é mais humano, com dilemas e fraquezas. Para uns, trata-se de uma versão mais realista da trama de Cristo. Para outros, uma visualização equivocada. Polêmicas à parte, o filme conta com Willem Dafoe no papel de Jesus e David Bowie como Pôncio Pilatos. Teve uma indicação ao Oscar e uma ao Globo de Ouro de 1989. Vale a pena verificar!

A Última Tentação de Cristo

17. A Maior Trama de Todos os Tempos (1965)

  • Gênero: drama histórico
  • Não acessível em plataformas de streaming

Com 5 indicações ao Oscar de 1966, A Maior Trama de Todos os Tempos é um super tradicional do cinema bíblico que, além de realizar bastante sucesso nos anos 60, é até hoje aplaudido pela crítica. Narra a trama de Jesus de Nazaré, seu nascimento, sua vida como carpinteiro, suas pregações, crucificação e ressurreição.

A Maior Trama de Todos os Tempos

Leia também: