Os 15 melhores livros de Stephen King, o mestre do horror


Desde a postagem de seu 1º livro, Carrie: A Esquisita, em 1974, Stephen King tem se esforçado a explorar categorias como o horror e o suspense. Suas histórias envolventes e sinistras fizeram - e fazem - tanto sucesso que o transformaram no "mestre do terror" contemporâneo. Todo este sucesso rendeu algumas adaptações para o cinema.

Com estrutura na opinião dos usuários do website Summer Reading - o maior website do mundo para leitores -, preparamos uma catálogo com os melhores livros de Stephen King. Bora iniciar a ler?

15. A Zona Morta (1979)

A Zona Morta

A Zona Morta é o 7º romance de Stephen King. Nele o mestre do horror explora um tema muito curioso: as supostas capacidades inexploradas de nosso cérebro. Depois de um acidente grave, John Smith acorda do coma e descobre que recebeu poderes, quem sabe advindos de uma "zona morta" de seu cérebro que foi acionada. Basta um clique ou aperto de mão para que John entre segredos e preveja casos. Encontrou legal? Pois entenda que isso pode trazer vários problemas.

14. A Torre Negra III: As Terras Devastadas (1991)

As Terras Devastadas é somente o 3º volume da série A Torre Negra (que tem ao todo 7 volumes e mais de quatro mil páginas!). Nesse livro, o leitor permanece acompanhando a saga de Roland Deschain em um mundo desolado (bem ao estilo pós-apocalíptico Mad Max). Descendente de uma classe de pistoleiros quase extinta, Roland está cada vez mais próximo da mágica Torre Negra, o ponto de chegada de sua missão de vida ou morte.

13. A Longa Marcha (1979)

Publicado, por uma questão de marketing editorial, com o pseudônimo de Richard Bachman, A Longa Marcha explora o categoria distópico. Trata-se de um suspense de roer as unhas em que um garoto convidado Ray Garrety se inscreve para participar de uma competição feita todos os anos. O ganhador da Longa Marcha tem o direito de obter o que desejar. Já os perdedores são fuzilados. São mais de 500 km a serem percorridos por 100 players. Entretanto só um vai chegar lá.

12. A Torre Negra II: A Selecione dos Três (1987)

No segundo volume da série, a jornada de Roland Deschain em procura da Torre Negra prossegue. Liderado pelas cartas, "O Último Pistoleiro" vai ter de descobrir três pessoas em três tempos diferenciados (mas sempre na cidade de Atual York) antes de continuar sua caminhada em direção à Torre Negra. Os portais revelarão histórias altamente incríveis e desafiadoras para Roland.

11. 4 Estações (1982)

Se você está a fim de provar a faceta contista de Stephen King, 4 Estações é a melhor opção. Além da leitura ser extremamente agradável, as 4 histórias são verdadeiramente fascinantes. Desta vez, o categoria horror - pelo qual King é mais popular - é deixado de lado para dar lugar ao drama e ao suspense. Três filmes famosos são adaptações de contos desse livro: Um Sonho de Liberdade, O Aprendiz e Conta Comigo (clássico do cinema teen dos anos 80).

10. A Torre Negra I: O Pistoleiro (1982)

Aqui começa a longa saga A Torre Negra, o projeto mais ambicioso de Stephen King - segundo ele mesmo. Nesta primeira parte, somos mostrados ao Mundo Médio, a Roland Deschain e a sua missão: chegar à Torre Negra, origem do espaço e do tempo, a fim de não permitir que ela seja destruída. Porém Roland necessita 1º achar o Homem de Preto, que têm dados fundamentais sobre a localização da Torre.

A saga Torre Negra foi construída a partir de algumas referências. Dentre as mais significativos estão as narrativas de J. R. R. Tolkien e as histórias de faroeste. Ela foi adaptada para o cinema em 2017 e existe um projeto em andamento para transformá-la em série para TV. Iremos aguardar.

9. Carrie: A Esquisita (1974) - o 1º livro de Stephen King

Carrie A Estranha

Quem é fã de Stephen King não pode largar de conhecer como tudo começou. Carrie é seu 1º livro publicado, em uma época em que ele ainda dava aulas de inglês. O sucesso foi estrondoso e projetou King nacionalmente. Depois de disso, vieram em velocidade crescente outros romances de sucesso.

Carrie é o nome de uma moça tímida e praticamente sem vida social. Isso se deve a uma educação rígida pautada pelo fanatismo religioso da mãe. Resultado: Carrie sofre bullying pesado na escola e não tem nenhuma arma para se resguardar a não ser seus poderes telecinéticos. Sim, Carrie pode mover coisas com a força do pensamento!

8. À Aguarda de um Milagre (1996)

À Aguarda de um Milagre (lançado originalmente em 6 volumes como O Corredor da Morte) é um livro de forma definitiva surpreendente de Stephen King. O narrador é Paul Edgecombe, um velhinho que conta a trama da época em que era guarda da Penitenciária Cold Montain, cenário para onde eram enviados presos sentenciados à cadeira elétrica. Lá ele conhece John Coffey, condenado à morte por assassinar duas garotinhas. Entretanto aos alguns Paul vai descobrindo que John, além de aparentar inocente, têm poderes mágicos. A adaptação para o cinema, com Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, é de chorar como se estivesse cortando cebola!

7. Novembro de 63 (2011)

O sonho de navegar no tempo rende boas histórias. E dá para afirmar que Stephen King é obcecado pelo tema. Em Novembro de 63, o projeto de navegar no tempo é transportado a cabo por uma razão extremamente detalhada: não deixar acontecer que o ex-presidente dos EUA John F. Kennedy seja assassinado. Liderado por essa missão que pode variar a trama do mundo, o professor de inglês Jake Epping atravessa o portal que o leva ao ano de 1958, cinco anos antes do fatídico dia 22 de novembro de 1963.

6. O Cemitério (1983)

O Cemitério

A família Creed culmina de se variar para uma pequena cidade do estado do Maine, nos EUA. Em um passeio exploratório, os Creed descobrem um cemitério de animais em um bosque perto. Casos sombrios iniciam a perturbar a ritmo da família, sobretudo do pai, Louis, que certo dia é atormentado por uma visualização sinistra que o alerta sobre os perigo existentes em uma região situada além do cemitério dos bichos.

Esta é uma das histórias de horror mais famosas de King. Ela incentivou o tradicional Cemitério Maldito, de 1989, para o qual a banda de punk rock Ramones escreveu a música "Pet Sematary".

5. Salem/A Hora do Vampiro (1975)

Um dos livros mais cultuados do mestre King explora um tema bem tradicional do horror: os vampiros. Basicamente, a trama de Salem gira em torno de três personagens: o escritor Ben Mears, o comerciante Kurt Barlow e o garoto Mark Petrie. Depois de mais de duas décadas, Ben retorna à pequena e pacata Jerusalem's Lot para escrever um livro e descobre que a aterradora mansão Marsten finalizou de ser adquirida pelo forasteiro Barlow. Subitamente, coisas sinistras iniciam a acontecer na cidade.

4. Misery: Louca Obsessão (1987)

Nenhum livro é melhor do que Misery para descrever o categoria horror psicológico. Iremos à sinopse: um escritor é apanhado por uma nevasca e sofre um grave acidente de veículo. Extremamente ferido, ele é resgatado por uma enfermeira, que o leva para a sua casa e cuida dele. A enfermeira considera-se fã número 1 do escritor. No entanto, ela não gostou do desfecho do último romance que ele escreveu e não está disposta a deixá-lo sair de sua casa enquanto ele não fizer alguma coisa a respeito.

3. O Iluminado (1977)

O Iluminado
Na célebre adaptação para o cinema, Jack Nicholson interpretou Jack Torrance,

Este quem sabe seja o romance mais popular de Stephen King, e isso se deve, em extensa parte, ao sucesso estrondoso do filme de Stanley Kubrick lançado três anos depois de a postagem do livro. O escritor Jack Torrance é contratado para ser zelador do Hotel Overlook no decorrer o inverno. Ele, sua esposa Wendy e seu filho Danny passarão meses isolados no hotel. Porém antes mesmo da viagem, Danny começa a possuir premonições perturbadoras.

Veja também: Os 24 melhores filmes de horror para tomar os piores sustos!

2. It: A Coisa (1986)

De tempos em tempos, a pequena cidade de Derry é aterrorizada por eventos macabros, que incluem assassinatos e desaparecimentos. No verão de 1958, sete amigos que compõem o Clube dos Otários descobrem a causa do mal. Três décadas depois de, os golpes da "Coisa" voltam a ocorrer. Já adultos, os velhos amigos vão ter de mais uma vez se unir para combater mais essa ameaça.

1. A Dança da Morte (1978)

O 1º da catálogo (ao menos de acordo com os votos dos leitores do website Summer Reading) é A Dança da Morte, romance do categoria pós-apocalíptico. Um erro de um pc de um centro laboratorial faz com que um vírus mortal seja liberado, dizimando em punhado tempo quase a totalidade da população mundial. Todo o mundo que sabemos foi destruído, restando aos sobreviventes a tarefa árduo de derrotar o mal e reconstruir a civilização.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler também:

Os 17 melhores livros de suspense e horror para roer as unhas lendo

Conheça os 15 livros mais vendidos de todos os tempos!