As 18 empresas mais valiosas do mundo e as suas áreas de atuação


Apple, Amazon e Google são as três marcas mais valiosas do mundo hoje em dia. Determinar o preço de uma marca é uma tarefa desafiadora e que vem sendo reportada anualmente através dos relatórios da Brand Finance, convidado de Global 500 Report.

A metodologia usada para esse ranking leva em consideração o próxima cálculo: “força da marca x taxa de royalties da marca x receitas da marca = preço da marca”. Verifique agora quais são as marcas mais valiosas do mundo, os seus preços e as suas áreas de atuação.

1. Apple

Apple

Área de atuação: Tecnologia
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$355,080 bilhões

Inovação e qualidade são características que fizeram da Apple uma das marcas mais reconhecidas e admiradas das últimas décadas ao redor do globo. Fundada em 1976 na Califórnia, a empresa é responsável por poucos dos produtos de tecnologia mais admirados do mundo, como iPhone, o iPad, o Macintosh e o Apple Watch, além de softwares como o iTunes e o iOS. De acordo com o Brand Finance, a empresa teve um crescimento de 35% em seu preço de marca esse ano. Ao longo de sua trama, a Apple recebeu verídicos fãs-consumidores, ávidos por comprarem algumas das novidades que a empresa lança.

2. Amazon

Amazon

Área de atuação: venda e tecnologia
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$350,273 bilhões

Melhorar a sua logística tem sido a chave para o frequente aumento da Amazon, empresa de e-commerce, tecnologia, streaming e desenvolvimento de inteligência artificial que se tornou sinônimo de preço nas últimas décadas. A empresa foi fundada por Jeff Bezos em 1994 na cidade de Seattle e, ao longo dos anos, virou uma das mais conhecidos do mundo.

3. Google

Google

Área de atuação: Mídia
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$263,425 bilhões

Fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998, o Google é uma das marcas mais conhecidos e admiradas do mundo quando falamos em tecnologia, mídia e revelação. A empresa depende de forma especial de propagandas como fonte de sua receita e viu elas caírem no decorrer a pandemia do Covid-19. No entanto, de acordo com a Brand Finance, a empresa teve um aumento de 38% no preço de sua marca em 2022, quando o mundo começou a voltar à normalidade.

4. Microsoft

Microsoft

Área de atuação: Tecnologia
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$184,245 bilhões

Empresa que mais fatura no setor de softwares no mundo, a Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 e, desde então, virou uma das empresas mais celebrados do planeta. De acordo com a Brand Finance, a empresa teve um aumento de 31% no preço de sua marca em 2022.

5. Walmart

Walmart

Área de atuação: Vendas
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$111,918 bilhões

Fundada no ano de 1962 por Sam Walton, a multinacional Walmart opera hoje em dia em cerca de 42 países ao redor do mundo. Como uma das empresas de vendas e departamento mais conhecidos do planeta, a Walmart teve um aumento de cerca de 20% no preço de sua marca em 2022, de acordo com a Brand Finance.

6. Samsung Group

Samsung Group

Área de atuação: Tecnologia
País: Coreia do Sul
Valor da marca: U$107,284 bilhões

Uma das empresas de tecnologia mais conhecidas ao redor do globo, a sul-coreana Samsung se tornou a maior fabricante de aparelhos smartphones do mundo nas últimas décadas. Além disso, é uma fundamental fabricante de outros componentes eletrônicos, como baterias, semicondutores e sensores de imagem. De acordo com a Brand Finance, a empresa teve um aumento de 5% em 2022 se comparado ao ano passado no preço de sua marca.

7. Meta (Facebook)

Facebook

Área de atuação: Mídia
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$101,201 bilhões

Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg e outros 4 alunos de universidade, o Facebook se tornou uma das empresas de mídia mais conhecidos das últimas décadas. Depois de os escândalos atuais envolvendo vazamento de informações dos usuários, o Facebook passou por um rebranding e hoje em dia se convoca Meta. De acordo com a Brand Finance, apesar de todos os obstáculos, a empresa teve um aumento de 24% na valorização da sua marca em 2022. Um dos fatores para esse aumento também é a relevância de outras marcas da empresa, como o Instagram e o Whatsapp.

8. ICBC China Banking

ICBC China Banking

Área de atuação: Banco
País: China
Valor da marca: U$75,119 bilhões

O Banco Industrial e Comercial da China (conhecido somente como ICBC) pertence ao Estado chinês e tem investimentos e sucursais em muitas partes do mundo. De acordo com a Brand Finance, o ICBC teve um aumento de preço de marca de cerca de 3% em 2022 em relação ao ano anterior.

9. Huawei

Huawei

Área de atuação: Tecnologia
País: China
Valor da marca: U$71,233 bilhões

Maior empresa de fornecimento de equipamentos para rede de telecomunicações no mundo, a Huawei foi fundada em 1987 por Ren Zhengfei. Um dos produtos mais relevantes da empresa são os celulares e a Huawei sofreu desvalorização com o aumento das concorrentes. No entanto, ao investir em produtos de tecnologia doméstica, a empresa conseguiu voltar ao topo de marcas mais valiosas do mundo.

10. Verizon

Verizon

Área de atuação: Telecomunicações
País: Estados Unidos
Valor da marca: U$69,639 bilhões

Uma das empresas de telecomunicação mais conhecidos ao redor do mundo, a Verizon foi fundada em 1983 e está presente em várias partes do mundo. No Brasil, a empresa adquiriu a antiga Embratel e, hoje em dia, fornece serviços privados para a operadora Claro. Em 2022, aconteceu um aumento no preço da marca de cerca de 1% se comparado ao ano passado, de acordo com a Brand Finance.

11. China Construction Bank

China Construction Bank

Área de atuação: Banco
País: China
Valor da marca: U$65,546 bilhões

Segundo maior banco do mundo em preço de ativos, o China Construction Bank está investindo no mercado internacional, onde pesquisa abrir mais sucursais em outros países. Em 2022, de acordo com o Brand Finance, a marca teve um aumento de quase 10% no preço da marca se comparado ao ano anterior.

12. Toyota

Toyota

Área de atuação: Automóveis
País: Japão
Valor da marca: U$64,283 bilhões

A fabricante automotiva japonesa Toyota foi fundada em 1937 na cidade de mesmo nome encontrada no Japão. Hoje em dia, ela é a líder na venda de automoveis elétricos híbridos e teve um aumento no preço de marca de cerca de 8% em 2022 se comparado ao ano anterior.

13. WeChat

WeChat

Área de atuação: Mídia
País: China
Valor da marca: U$62,303 bilhões

Fundada em 2011, o WeChat é o maior serviço multiplataforma de envio de mensagens da China e lidera também em varios outros países asiáticos. De acordo com o Brand Finance, a partir dos critérios que definem a força de uma marca, o WeChat é a marca mais poderoso pelo segundo ano consecutivo.

14. Agricultural Bank Of China

Agricultural Bank Of China

Área de atuação: Banco
País: China
Valor da marca: U$62,031 bilhões

O Agricultural Bank Of China começou como um banco agrícola e agora é um dos maiores bancos do mundo. Quando abriu o capital em 2010, o banco teve níveis recordes de investimento internacional. De acordo com o Brand Finance, o preço da marca teve um aumento de cerca de 16% em 2022 se comparado ao ano anterior.

15. Mercedes-Benz

Mercedes-Benz

Área de atuação: Automóveis
País: Alemanha
Valor da marca: U$60,760 bilhões

A empresa automobilística Mercedes-Benz foi fundada no ano de 1924 como resultado da fusão acesse a Benz & Cie. e a Daimler-Motoren-Gesellschaft. De acordo com a Brand Finance, a empresa alemã é a mais valiosa em todo o continente europeu, tendo crescido cerca de 4% no ano de 2022 se comparado ao ano anterior.

16. State Grid China

State Grid China

Área de atuação: Serviços de utilidade pública
País: China
Valor da marca: U$60,175 bilhões

A State Grid China é a maior empresa de transmissão e distribuição de energia elétrica na China e no mundo. Em Portugal, a empresa detém extenso parte das ações das Redes Energéticas Nacionais portuguesas. No Brasil, a empresa assumiu o controle da paulista CPFL Energia. Em 2022, a marca teve uma valorização de cerca de 9% se comparada ao ano anterior.

17. Deutsche Telekom

Deutsche Telekom

Área de atuação: Telecomunicações
País: Alemanha
Valor da marca: U$60,169 bilhões

Maior empresa de telecomunicações da Alemanha e de toda a União Europeia, a Deutsche Telekom tem se tornado uma das líderes deste setor no mundo. De acordo com a Brand Finance, a empresa teve um aumento de cerca de 18% no preço da marca se comparado ao ano anterior.

18. TikTok/Douyin

TikTok/Douyin

Área de atuação: Mídia
País: China
Valor da marca: U$58,980 bilhões

Uma novo inclusão no relatório da Brand Finance é o Tik Tok, popular na China como Douyin. De acordo com os levantamentos, esta marca é a que mais cresce no mundo hoje em dia. Em 2022, ela teve um aumento de impressionantes 214% se comparado ao ano passado, e se tornou uma das principais empresas de mídia em todo o planeta.

Fonte: Brand Finance | Global 500 2022

Veja também: