As 38 melhores canções brasileiras de todos os tempos!


Não é novidade para ninguém que a canção brasileira é da melhor qualidade, admirada no mundo todo e cheia de tradicionais que atravessam gerações.

Os maiores tradicionais da canção brasileira

Eu Sei que Vou Te Amar - Vinícius de Moraes

Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Uma das mais românticas e celebradas composições dos parceiros de bossa recente Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Quero Que Vá Tudo para o Inferno - Roberto Carlos

Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos

O maior sucesso do período de Jovem Guarda de Roberto Carlos, terminou por ser rejeitada pelo cantor em sua fase mais religiosa, evitando até conversar o título da música. Todavia isto não impediu de ser tida uma das melhores canções brasileiras de todos os tempos.

Tropicália - Caetano Veloso

Composição: Caetano Veloso

Um dos principais fundadores da Tropicália, Caetano Veloso trouxe nesta música a essência do movimento.

Ouro de Tolo - Raul Seixas

Composição: Raul Seixas

Importante discurso artístico contra o conformismo brasileiro diante dos falsos privilégios da ditadura militar.

Alegria, Alegria - Caetano Veloso

Composição: Caetano Veloso

No mesmo concurso em que Gilberto Gil mostrou Domingo no Parque, Caetano Veloso trouxe Alegria, Alegria. A marcha com guitarras elétricas chocou varios críticos tradicionalistas, porém encantou e causou comoção acesse a plateia.

Domingo no Parque - Gilberto Gil e Os Mutantes

Composição: Gilberto Gil

Lançada no 3º Festival de Canção Conhecido da TV Record em 1967, a canção conta a trama com final trágico de João e José que se apaixonam pela mesma menina, Juliana.

Panis et Circencis - Os Mutantes

Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil

Lançada em plena ditadura militar, a canção de estreia do grupo Os Mutantes traz uma enorme crítica ao estilo de vida conformado da época em rotina de rock psicodélico.

O Mundo é um Moinho - Cartola

Composição: Cartola

As preocupações de Cartola com as escolhas da filha se transformaram em uma belíssima música repleta de conselhos.

Desafinado - João Gilberto

Composição: Tom Jobim e Newton Mendonça

Uma melodiosa resposta aos críticos de plantão da época que diziam que a bossa recente era um estilo de “música para cantores desafinados”.

Trem das Onze - Demônios da Garoa

Composição: Adoniran Barbosa

Um dos sambas mais celebrados. Trem das Onze é um dos gigantes marcos da canção nacional.

As Rosas Não Falam - Cartola

Composição: Cartola

Às vésperas de completar 65 anos de idade, o sambista Cartola “se deu de presente” esta música inspirada em seu próprio jardim.

Aquarela do Brasil - Francisco Alves

Composição: Ary Barroso

Hoje, esta canção é tida um enorme hino de exaltação ao Brasil. Entretanto a popularidade da música só veio após que ela fez sucesso nos Estados Unidos, onde até ganhou versões em inglês.

Canto de Ossanha - Baden Powell e Vinícius de Moraes

Composição: Baden Powell e Vinícius de Moraes

A variedade de samba com sonoridades africanas transformou esta canção em um extensa marco da MPB. Nada assim havia sido realizado antes.

Sinal Fechado - Chico Buarque

Composição: Paulinho da Viola

A canção que dá título ao álbum de Chico Buarque em que canta músicas compostas por outros artistas fala dos desencontros da vida, da pressa do dia a dia, dos sentimentos que deixamos para sentir depois.

Chega de Saudade - João Gilberto

Composição: Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Apesar de João Gilberto não possuir sido o 1º a gravar a música, foi a sua interpretação de Chega de Saudade que se tornou no marco inicial da bossa nova.

Asa Branca - Luiz Gonzaga

Composição: Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira

A única representante de baião nesta catálogo, Asa Branca traz a seca nordestina como tema principal e a migração forçada dos moradores da região, inclusive a ave Asa Branca.

Carinhoso - Pixinguinha

Composição: Pixinguinha e João de Barro

Tendo a melodia sido desenvolvida por Pixinguinha, Carinhoso somente ganhou a apaixonada letra produzida por João de Barro posteriormente. Uma das músicas mais regravadas da trama da canção brasileira.

Águas de Março - Elis Regina e Tom Jobim

Composição: Tom Jobim

Apesar da melodia alegre, a canção fala “do fim do caminho” que Tom Jobim temia por aqueles dias em que os médicos lhe alertaram que podia morrer de cirrose. Foi um tempo duro na vida do músico, entretanto que lhe rendeu uma das músicas pela qual é mais lembrado.

Construção - Chico Buarque

Composição: Chico Buarque

Uma das músicas mais emblemáticas do período de criação crítica de Chico Buarque. É ainda uma composição literária riquíssima composta por versos dodecassílabos (doze sílabas) terminados em palavras proparoxítonas. Por tanta fortuna de detalhes, não é de se admirar que seja a melhor canção brasileira de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone Brasil.

Canções brasileiras alegres

País Tropical - Wilson Simonal

Composição: Jorge Ben

O maior sucesso da carreira de Wilson Simonal se transformou em um hino de brasilidade.

Brasil Pandeiro - Atuais Baianos

Composição: Assis Valente

Uma das músicas que mais traduzem a alma, o espírito do brasileiro. É pra transportar a autoestima nacional às alturas!

Tim Maia - Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)

Composição: Tim Maia

"Não Quero Dinheiro" foi lançada pela primeira vez no ano de 1971 dentro do álbum homônimo do vasto artista brasileiro Tim Maia. A canção se tornou uma das mais tocadas naquele ano e foi regravada inúmeras vezes, recebendo ainda mais propulsão através da interpretação de Ivete Sangalo em anos mais atuais. Com uma melodia envolvente e uma letra repleta de otimismo, Tim Maia atraiu os corações brasileiros com esta música que ficará eternizada como uma das mais relevantes da canção conhecido das últimas décadas.

Foi um Rio Que Passou em Minha Vida - Paulinho da Viola

Composição: Paulinho da Viola

O samba começa meio triste, todavia aos alguns a coisa vai melhorando, até o eu-lírico assumir que a alegria voltou. “Ah, minha Portela!”.

O Canto da Cidade - Daniela Mercury

Composição: Daniela Mercury e Tote Gira

Sucesso estrondoso nos anos 90, não tem como não se entusiasmar com este hino da alegria cantado pela surpreendente Daniela Mercury!

Brasileirinho - Recentes Baianos

Composição: Waldir Azevedo (letra: Pereira Costa)

Um dos maiores instrumentistas da nossa MPB largou de herança para o brasileiro um verídico hino nacional em maneira de choro. Uma maravilha!

Canta Canta, Minha Gente - Martinho da Vila

Composição: Martinho da Vila

“Canta canta, minha gente! Deixa a tristeza pra lá”. É assim que começa um dos sambas mais belos e mais alto-astral da nossa MPB. Só podia ser do mestre Martinho da Vila.

Deixa a Vida Me Transportar - Zeca Pagodinho

Composição: Serginho Meriti e Eri do Cais

Essa canção de certo modo traduz um certo jeito de transportar a vida que é a cara do brasileiro. Está imortalizada na voz do enorme Zeca!

Preta Pretinha - Atuais Baianos

Composição: Moraes Moreira e Luiz Galvão

Ícone de varios verões. Preta Pretinha apareceu de uma desilusão de amor de Luiz Galvão, todavia a canção arrematou vários e varios corações ao longo dos anos.

Mas Que Nada - Jorge Ben

Composição: Jorge Ben

Nem samba clássico, nem bossa novo. O 1º extensa sucesso de Jorge Ben não se encaixava em nenhum estilo, entretanto despencou no gosto do público, tendo realizado vasto sucesso internacionalmente, com direito a regravação de Sérgio Mendes.

Vaca Profana - Gal Costa

Composição: Caetano Veloso

Um dos maiores sucessos cultuados de Gal Costa, “Vaca Profana” tem composição de Caetano Veloso e se tornou um verídico hino para quem é apaixonado por canção brasileira.

Algumas das canções mais tocadas das últimas décadas

Selecionamos muitas das canções brasileiras mais tocadas da trama, olhando década por década. Como já fizemos uma catálogo das clássicas, decidimos não recuar tanto assim no tempo e partir da década de 60 até os dias de hoje. Iremos então saber muitas das mais populares?

Banho de Lua – Celly Campelo

Composição: Franco Migliacci e Bruno de Filippi. Versão em português: Fred Jorge

Uma das principais vozes da canção brasileira dos anos 50 e 60 tem nome e sobrenome: Cellly Campelo. Lançada no começo de 1960 no LP Broto Certinho, essa canção bombou nas rádios de todo o Brasil.

Detalhes - Roberto Carlos

Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos

Canção que fez Roberto Carlos atingir pela primeira vez a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Fala de quando a relação termina, todavia o amor permanece.

Veja também: Anos 70: as melhores canções dessa década incrível

Faz Parte do Meu Show - Cazuza

Composição: Cazuza e Renato Ladeira

A canção mais executada pelas rádios brasileiras em 1988 é uma das marcas cadastradas desse vasto letrista que foi Cazuza. Para ouvir no repeat!

Sozinho - Caetano Veloso

Composição: Peninha

Essa canção já foi cantada por gigantes nomes da MPB, como Sandra de Sá e Tim Maia. A versão de Caetano, de 1999, foi um verídico estouro nas rádios.

Velha Infância - Tribalistas

Composição: Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes, Marisa Monte e Pedro Baby

Uma declaração de amor em maneira de música. Para os corações apaixonados de todo o Brasil.

Apelido Carinhoso - Gusttavo Lima

Composição: Junior Angelim

Lançada nas rádios em 2018, essa música rendeu bons frutos a Gusttavo Lima. Ficou 15 semanas no topo das paradas de sucesso. De todas as canções do cantor, é a que mais tem visualizações no YouTube.

Você também pode escutar essa nossa catálogo diretamente no Spotify!

Quando A Chuva Passar - Ivete Sangalo

Composição: Ramón Cruz

Uma canção que elevou o status da cantora baiana Ivete Sangalo como uma das maiores vozes do Brasil. “Quando A Chuva Passar” é uma balada avassaladora que leva quaisquer público ao delírio quando cantado.

De Quem é a Culpa - Marília Mendonça

Composição: Juliano Tchula e Marília Mendonça

A eterna Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, largou um enorme legado através de canções que conquistaram o Brasil inteiro, de forma especial as românticas. De Quem é a Culpa é somente uma de suas eternas músicas que vão ficar eternizadas na trama do sertanejo.

Veja também: