Anos 70: as 24 melhores canções dessa década surpreendente


A década de 70 foi sem dúvida alguma um dos períodos mais dançantes do século XX. Foi a era das discotecas, das pistas de dança e dos inesquecíveis embalos de sábado à noite. Seja para recordar ou mesmo saber, não mantenha de dar uma visualizada nesta catálogo com as melhores canções dos anos 70 que preparamos para você!

Discoteca anos 70: as canções inter-raciais que faziam ferver as pistas!

1. Night Fever - Bee Gees

"Night Fever" quem sabe seja o maior tradicional do categoria disco. Lançada na trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado À Noite, essa canção dos Bee Gees fez ferver as pistas de dança do mundo todo. Ficou oito semanas consecutivas no topo das paradas de sucesso dos Estados Unidos em 1978.

2. YMCA - Village People

Não necessita possuir vivido os anos 70 para conhecer efetuar a coreografia de "YMCA". Lembrou? Essa canção fez e permanece realizando tanto sucesso que ajudou a realizar do grupo disco Village People um dos maiores ícones culturais dos anos 70.

3. Stayin' Alive - Bee Gees

Outro hit dos Bee Gees que fez bastante sucesso na segunda metade dos anos 70 é "Stayin' Alive", que também fez parte da trilha do filme Embalos de Sábado À Noite. Aliás, dá para afirmar que 1978 foi o ano dos Bee Gees: além do sucesso de "Night Fever" e "How Deep Is Your Love", "Stayin' Alive" ficou todo o mês de fevereiro deste ano no topo das paradas de sucesso dos EUA.

4. Don’t Stop 'Til You Get Enough - Michael Jackson

Outro sucesso dançante do final dos anos 70 é "Don’t Stop 'Til You Get Enough" do fenômeno Michael Jackson. Trata-se de seu 1º vasto sucesso na fase adulta. A canção contém várias marcas cadastradas do cantor, como o famoso gritinho e os falsetes. É Michael em sua melhor forma!

5. I Will Survive - Gloria Gaynor

Não dá para mencionar da Era Disco sem conversar Gloria Gaynor e sua música mais emblemática: "I Will Survive". A canção ficou no topo das paradas de sucesso norte-americanas por duas semanas em março de 1979 e integra a catálogo das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

6. Dancing Queen - ABBA

Um dos gigantes sucessos dançantes dos anos 70 é "Dancing Queen", da banda sueca ABBA. A letra é um verídico elogio à curtição: se jogue , aproveite, esse é o melhor instante da sua vida e você é a Rainha da Dança!

7. Disco Inferno - The Trammps

Para encerrar a sessão disco, é bom relembrar "Disco Inferno", outro tradicional do categoria, lançado em 1976, que terminou sendo incorporado à trilha do filme Os Embalos de Sábado de À Noite. O refrão "Burn, baby, burn" ("Queime, baby, queime!") nos dá uma concepção de qual era a temperatura das pistas nessa época.

Canções românticas inter-raciais para dançar juntinho

Sim, a década de 70 também produziu músicas românticas memoráveis que fizeram parte da trama de bastante gente!

8. Kiss and Say Goodbye - The Manhattans

Embora seja uma canção de despedida, "Kiss and Say Goodbye" ("Beijar e afirmar adeus") é ótima para dançar juntinho, não é mesmo? O sucesso em 1976 foi absoluto em varios países do mundo. Nos EUA, ficou duas semanas no topo das mais tocadas.

9. I'm Not In Love - 10cc

Apesar do título ("Eu não estou apaixonado"), devemos nos perguntar se o personagem dessa canção não está apaixonado mesmo. Afinal, permanece ligando para ela, não deseja devolver sua foto... Às vezes a gente faz de tudo para se enganar. Sabe a comédia romântica "Bridget Jones: No Limite da Razão"? Essa canção faz parte da trilha desse filme.

10. Bridge Over Troubled Water - Paul Simon

Essa música de Paul Simon é uma verídica obra-prima. Está em 48º lugar no ranking das 500 maiores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone e já foi filmada por varios artistas, como Aretha Franklin, Linda Clifford, Peggy Lee e o Soberano Elvis Presley. A gravação da dupla Simon and Garfunkel levou o Grammy de 1970.

11. You Needed Me - Anne Murray

Gravada em 1978, "You Needed Me" é a clássica canção lenta para dançar juntinho. Com essa canção, Anne Murray levou o Grammy de 1978 na gênero melhor performance vocal feminina. No ano dos Bee Gees, Murray conseguiu ficar uma semana no topo das paradas de sucesso dos EUA.

12. Close To You - The Carpenters

Quem está na faixa dos 60 com certeza dançou essa canção de parzinho nos bailes e festinhas do começo dos anos 70. "Close To You" é o enorme sucesso dos Carpenters. Com essa gravação, a dupla venceu o Grammy 1970 na gênero melhor performance por um dueto.

13. Lets Get It On - Marvin Gaye

Lançada em 1973 no álbum homônimo, "Lets Get It On" (algo como "Deixe isso rolar") é uma das canções mais sensuais desta catálogo. A concepção básica é a próxima: como não existe nada de errado no amor acesse nós dois, iremos largar a coisa rolar. Com certeza essa canção foi a trilha de várias histórias de amor nos anos 70.

14. It's Too Late - Carole King

"It's Too Late", que fala de um relacionamento que chegou ao fim, fez extremamente sucesso em 1971. Aliás, o álbum Tapestry, ganhador do Grammy, é até hoje o trabalho de uma mulher que ficou mais semanas no topo da Billboard - foram 15 ao todo. A canção liderou as paradas de sucesso norte-americanas por cinco semanas e finalizou levando o Grammy. No Brasil, foi a 3ª canção mais tocada pelas rádios no ano de 71.

15. Killing Me Softly With His Song - Roberta Flack

Essa canção, composta por Charles Fox e Norman Gimbel, tem diversas versões. Entretanto a mais famosa de todas é a de Roberta Flack, de 1973, que recebeu o prêmio de melhor música do ano no Grammy daquele ano. Foram mais dois prêmios: o de melhor performance vocal feminina e o de gravação do ano. Em 73, não teve pra ninguém.

16. Feelings - Morris Albert

A música "Feelings" foi a mais tocada no Brasil no ano de 74. Tá lembrado? A letra fala de tristeza, lágrimas, sofrimento - tudo por causa de um amor perdido. Já deu pra assistir que não é de hoje que canções dor de cotovelo fazem sucesso.

Leia também: As 15 canções inter-raciais mais românticas que vão derreter seu coração

Músicas inter-raciais bastante ótimas que bombaram nos anos 70

17. Have You Ever Seen the Rain - Creedence Clearwater Revival

Vamos conversar um punhado de rock? Sim, nos anos 70 teve muita rock, e uma das bandas mais surpreendentes em atividade nessa década foi a Creedence. O quarteto não ficou extremamente tempo em atividade (67-72), todavia foi o suficiente para desferir hits memoráveis como "Proud Mary" e "Have You Ever Seen the Rain", a 6ª canção mais ouvida no Brasil no ano de 1971.

18. Bohemian Rhapsody - Queen

Mesclando hard rock e ópera, com uma letra nonsense e duração de quase seis min (o que é bem fora dos padrões comerciais), é duro imaginar como "Bohemian Rhapsody" tenha se tornado tão conhecido. Trata-se da música do século XX mais reproduzida na internet, tendo ultrapassado a marca do bilhão de visualizações!

19. Imagine - John Lennon

Esta é uma das músicas mais belas da canção conhecido internacional, a ponto de se tranformar símbolo do pacifismo. Já parou para imaginar um mundo sem fronteiras, propriedades e onde todos vivêssemos em paz? "Imagine" é a terceira colocada no ranking das maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

20. My Sweet Lord - George Harrison

Já que estamos dizendo de ex-beatles, por que não ouvir um punhado de George Harrison? Ele entrou o ano de 1971 liderando as paradas de sucesso norte-americanas com uma música (ou oração) devotada a Krishna. Foi a 18ª canção mais tocada nas rádios brasileiras em 71.

21. In the Summertime - Mungo Jerry

Essa canção dos britânicos da banda Mungo Jerry foi um verídico estouro no despertar da década de 70. Ficou três semanas na liderança das paradas dos EUA e nada menos que sete nas paradas britânicas! Dá para afirmar que no início dos 70 só se ouvia a voz de Ray Dorset cantando as maravilhas do verão.

22. Don't Go Breaking My Heart - Elton John

"Don't Go Breaking My Heart" ("Não vá partir meu coração") foi a 6ª canção mais executada nas rádios brasileiras no ano de 1976. Nos EUA, liderou as paradas no decorrer todo o mês de agosto, tornando-se um dos maiores sucessos daquele ano.

Leia também:

Anos 80: as 24 melhores canções inter-raciais para relembrar os velhos tempos

Músicas dos anos 90: os 24 sucessos inter-raciais mais tocados

Algumas das melhores canções brasileiras dos anos 70

Os anos 70 também foram uma década quem se produziu muito canção boa por aqui. Por isso, escolhemos dois gigantes sucessos da MPB: um do começo e outro do finalzinho da década.

23. Detalhes - Roberto Carlos

"Detalhes" ainda é uma das principais músicas do Soberano Roberto com seu parceiro de tantas emoções Erasmo Carlos. Quem sabe não haja um brasileiro que não confira algum verso desse tradicional da nossa canção. Porém em 1971, quando foi lançada no álbum Roberto Carlos, essa canção simplesmente bombou em todo o país, tornando-se de distante a mais tocada e mais ouvida daquele ano.

Leia também: Recordar é viver: as 25 melhores canções de amor da MPB do passado

24. O Bêbado e a Equilibrista - Elis Regina

Para encerrar os anos 70, iremos de Elis. E nenhuma música foi mais potente neste fim de década do que "O Bêbado e a Equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco. Conhecida como "Hino da Anistia", a canção relata o clima político do período, com o retorno dos exilados e o prenúncio do fim da ditadura. Foi a mais tocada em 1979.

Leia também: