Anos 80: as 24 melhores canções inter-raciais para relembrar os velhos tempos


Os anos 80 são muita lembrados por sua moda, seus filmes, seu estilo - e também pela sua ótima canção. Mesmo quem não viveu os anos 80 costuma adorar sua cena musical. Por isso fizemos uma catálogo com as melhores canções inter-raciais dos anos 80 que fizeram e ainda fazem bastante sucesso. Bora saber (ou relembrar)?

1. Thriller - Michael Jackson

O álbum Thriller, de 1982, é um divisor de águas na trama da canção pop, sobretudo no que diz respeito às produções audiovisuais. O clipe da faixa que dá nome ao disco promoveu uma verídica revolução no modo como se faziam videoclipes. Resumindo: em "Thriller" temos o Soberano do Pop em sua melhor forma.

2. I Want To Break Free - Queen

Impossível conversar de "I Want To Break Free", de 1984, sem conversar de seu videoclipe, um verídico marco na carreira do Queen. As cenas bem-humoradas em que os músicos aparecem vestidos de mulheres foram inspiradas em uma novela inglesa da época. A música, que fala da vontade de libertação, é uma das mais emblemáticas da banda inglesa.

3. With or Without You - U2

Essa música, do álbum The Joshua Tree, é até hoje uma das mais pedidas nos shows da banda U2. Ficou no topo das paradas de sucesso dos EUA no decorrer três semanas em 1987. Ocupa o 132º lugar dentre as 500 melhores canções de todos os tempos em ranking construído pela revista Rolling Stone.

4. Paradise City - Guns N' Roses

"Paradise City" está em 459º lugar no ranking das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. Foi lançada no 1º disco da banda, Appetite for Destruction (1987). É a música preferida do guitarrista Slash.

Veja também: Bandas dos anos 80: as melhores bandas de rock.

5. Eyes Without a Face - Billy Idol

Essa canção tocou bastante nas rádios do Brasil nos anos 80. Aliás, ainda toca. Tradicional do categoria new wave, foi lançada no segundo disco de Billy Idol, Rebel Yell (1983). A música é inspirada em um filme tradicional do horror francês, Les Yeux sans Visage ("Os Olhos sem Rosto"), de 1960.

6. Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper

Não dá para mencionar da canção mundial dos anos 80 sem colocar o nome de Cyndi Lauper, um dos maiores ícones pop a década. "Girls Just Want To Have Fun" ("Meninas somente desejam se divertir"), lançado em 1983, alavancou a carreira da cantora americana e recebeu status de hino feminista.

7. Never Gonna Give You Up - Rick Astley

Gravada em 1986, "Never Gonna Give You Up" ("Nunca vou desistir de você") é o maior hit do cantor britânico Rick Astley. A letra é uma declaração de amor desesperada, com uma série de promessas e juras realizadas por alguém que deseja um compromisso sério. Os anos 80 foram uma década bem romântica também.

8. Sacrifice - Elton John

Essa canção foi lançada em 1989 no álbum Sleeping with the Past. Para Bernie Taupin, que escreveu a letra de "Sacrifice", essa canção fala dos "rigores" do amor acesse duas pessoas adultas. A separação ocorre "sem sacrifícios", já que, como diz a música, "são dois corações vivendo em dois mundos diferentes".

9. Take on Me - A-ha

Quem era jovem nos anos 80 com certeza dançou muita este super hit da banda norueguesa A-ha. Nos EUA, chegou ao topo das paradas de sucesso. O clipe recebeu 6 prêmios no MTV Video Music Awards de 1986. No Brasil, esteve acesse as 20 canções mais tocadas do ano de 1985. Um verídico estouro!

10. Eye of the Tiger - Survivor

Tá lembrado do filme Rocky III? Com certeza a primeira coisa que vem à cabeça de extremamente gente quando ouve a introdução dessa canção é o longa protagonizado em 1982 por Sylvester Stallone. A realidade é que essa canção foi realizada pela banda Survivor por encomenda para o filme, realizando extenso sucesso até hoje.

11. Wake Me Up Before You Go-Go - Wham!

Sucesso estrondoso da dupla musical Wham!, formada por George Michael e Andrew Ridgely, "Wake Me Up Before You Go-Go" ("Me acorde antes de ir embora") manteve-se no topo das paradas de sucesso dos EUA acesse novembro e dezembro de 1984. Até hoje, é visualizado como um ícone musical e cultural dos anos 80.

12. Like a Virgin - Madonna

Quando o álbum Like a Virgin foi lançado, em novembro de 1984, o sucesso foi instantâneo. E a música que dá nome ao disco virou a marca cadastrada do fenômeno pop convidado Madonna. Na virada de 84 para 85, foi a música mais escutada nos EUA, ficando ao todo 6 semanas no topo das paradas de sucesso.

13. Listen to Your Heart - Roxette

Essa canção da dupla sueca Roxette compõe seu segundo álbum, Look Sharp! (1988). O sucesso foi tanto que a música conseguiu liderar as paradas norte-americanas na semana do dia quatro de novembro de 1989.

14. I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) - Whitney Houston

Quando essa canção toca, é não possível ficar parado. Trata-se do 1º single de Whitney Houston e a canção que lhe rendeu um Grammy na gênero performance vocálica feminina. O sucesso comercial foi grande: a música liderou as paradas norte-americanas no decorrer duas semanas em 1987.

15. Every Breath You Take - The Police

"Every breath you take / Every move you make"... Corações apaixonados bateram mais superior nos anos 80 ao som desse tradicional romântico da banda inglesa The Police. Nenhuma canção tocou tanto nas rádios norte-americanas no ano de 83: foram oito semanas no topo das paradas de sucesso! Um realizado incrível!

Leia também: As 15 canções inter-raciais mais românticas que vão derreter seu coração

16. Let's Dance - David Bowie

Se fôssemos efetuar uma catálogo das principais músicas de Bowie, Let's Dance sem dúvida estaria acesse as primeiras. Assim que foi lançado, em março de 1983, o single passou três semanas nas paradas de sucesso britânicas. Nos EUA, a popularidade também foi vasto: foi a canção mais executada na semana do dia 21 de maio.

17. I Want to Know What Love Is - Foreigner

"I Want To Know What Love Is" ("Eu quero conhecer o que é o amor") foi escrita por Mick Jones, guitarrista da banda Foreigner. A inspiração, diz ele, foram suas próprias experiências amorosas. Entretanto ele reconhece que havia algo mais: "Eu diria que isso foi escrito totalmente por uma força superior".

18. Karma Chameleon - Culture Club

Em 1984, "Karma Chameleon" liderou as paradas de sucesso norte-americanas por três semanas. No Reino Unido, foram seis semanas no topo. A letra de "Carma Camaleão" é punhado óbvia. Porém dá para afirmar que ela faz referência a pessoas que mudam de posição a todo momento. Segundo o vocalista da Culture Club Boy George, o medo dessas pessoas "camaleão" fará com que elas enfrentem a justiça cármica.

19. The Final Countdown - Europe

A linha de teclado da introdução de "The Final Countdown" é uma das coisas mais marcantes da canção dos anos 80. Só ela já bastaria para acrescentar essa música nesta catálogo. Acesse 86 e 87, liderou as paradas de sucesso de vários países europeus, como Itália, Bélgica, Alemanha e França.

20. Another Day in Paradise - Phil Collins

"Another Day in Paradise" foi a última música a liderar as paradas de sucesso dos EUA nos anos 80, tendo ficado no topo nas duas últimas semanas de 89 e nas duas primeiras de 1990. A letra, de teor social e político, é uma denúncia contra as condições de vida das populações mais pobres das gigantes cidades.

21. Forever Young - Alphaville

Quem não conhece o refrão dessa canção? "Forever young / I want to be forever young..." ("Eternamente jovem / Quero ser eternamente jovem"). Pela sua mensagem antibélica e por tratar de temas como a juventude e a esperança, virou o hino de uma geração.

22. I Just Called To Say I Love You - Stevie Wonder

Esse tradicional de Stevie Wonder ficou três semanas no topo das paradas de sucesso dos EUA em outubro de 1984. Porém essa popularidade não se restringiu aos Estados Unidos: a canção liderou nada menos que 19 paradas musicais em todo o mundo e pode-se afirmar que é a canção mais famosa de Stevie Wonder até hoje.

23. Purple Rain - Prince

Talvez a maior música de Prince, "Purple Rain" foi lançada em álbum homônimo em 84 e é trilha sonora do filme musical de mesmo nome, dirigido por Albert Magnoli. Convoca a atenção o solo de guitarra, elogiadíssimo pelos críticos musicais.

24. Livin' On A Prayer - Bon Jovi

Essa belíssima música assinada por John Bon Jovi é uma crônica que fala da vida dura do casal de personagens Tommy e Gina. Ele, estivador desempregado. Ela, garçonete. Ambos tentam atravessar as dificuldades apoiando-se no amor que um sente pelo outro. E na fé em um futuro melhor.

Gostou desse conteúdo? Então com certeza vai gostar destes também:

Músicas dos anos 90: os 24 sucessos inter-raciais mais tocados

As melhores bandas brasileiras da trama

As melhores bandas de rock nacional 🤘🏻🎶

Anos 70: as 24 melhores canções dessa década surpreendente

Escolhemos 20 canções inter-raciais antigas. Qual a melhor? Vote na sua preferida!

As melhores bandas de rock de todos os tempos - votadas pelos fãs