As 23 melhores bandas de rock nacional 🤘🏻🎶


Confira uma seleção com muitas das bandas de rock nacional mais influentes de todos os tempos. Desde Os Mutantes até Skank, de Sepultura à Legião Urbana, estas bandas representam o melhor do rock, do heavy metal, do pop rock e do glam rock em suas essências mais várias e interligadas.

Os Mutantes

Período de atividade: 1966 - 1978, 2006 - presente
Integrantes: Arnaldo Baptista, Rita Lee, Sérgio Dias, Dinho Leme, Liminha (Formação original) e +

Uma das bandas mais fundamentais da trama da canção brasileira, Os Mutantes teve seu começo nos anos de 1960 dentro de um contexto cultural popular como Tropicalismo. Misturando o rock psicodélico, o rock progressivo e várias influências de bandas e movimentos que vinham do exterior, a banda se tornou uma referência quando se fala em experimentalismo musical. A formação original contou com os vocais de uma das mais influentes artistas brasileiras do século, Rita Lee, porém sofreu a adição e saída de varios membros ao longo de sua trama. Hoje, Os Mutantes continuam em atividade narrando somente com Sérgio Dias como único integrante da formação inicial.

Legião Urbana

Período de atividade: 1982 - 1996 | 2011 (reunião) | 2015 - 2016 (reunião) |2018 - presente
Integrantes: Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá (formação de 1989 - 1996)

Formada por Renato Russo e Marcelo Bonfá, a banda de rock Legião Urbana atraiu o Brasil nos anos 80 e permanece sendo uma extensa influência para muitas bandas nacionais. Formada em Brasília, as músicas de Renato Russo possuíam várias influências artísticas, colocando o som de bandas estrangeiras como The Smiths, The Cure e Bob Dylan. A morte do vocalista Renato Russo nos anos 90 marcou o período de término do Legião, que retomou às atividades para shows de reunião nos anos de 2010 com membros originais e convidados.

Veja também: Bandas dos anos 80: as melhores bandas de rock

Sepultura

Período de atividade: 1984 – presente
Integrantes: Paulo Jr, Andreas Kisser, Derrick Green e Eloy Casagrande (formação atual)

O Legado do Sepultura é indiscutível! Com mais de 20 milhões de cópias de álbuns vendidos no mundo todo e ganhando prestigiados prêmios ao redor do globo, a banda é uma das mais influentes do heavy metal em todo o mundo. O Sepultura teve seu começo nos anos 80 na capital mineira Belo Horizonte e, desde então, sofreu várias adições e saídas de membros. Seus categorias incluem o groove metal, o metal trash e o metal death. Com 15 álbuns de estúdio já atirados, a banda permanece recebendo uma legião de fãs ao redor do mundo.

Secos & Molhados

Período de atividade: 1971 – 1974, 1977 – 1988, 1999, 2011 - 2012
Integrantes: João Ricardo, Daniel Iasbeck, Ney Matogrosso, Gérson Conrad.

O glam rock brasileiro teve sua maior projeção na década de 70 com a formação do Secos & Molhados, uma das maiores e mais celebradas bandas do rock nacional. Maquiagens pesadas, performances provocadoras e letras repletas de poesia e crítica fizeram com que a banda ganhasse projeção e reconhecimento por muitas gerações. O álbum de estreia da banda está na quinta posição da catálogo dos 100 maiores discos da canção brasileira pela Rolling Stone Brasil.

Raimundos

Período de atividade: 1987 - 1990, 1992 - 2001, 2001 - presente
Integrantes: Digão, Canisso, Marquim, Caio Cunha, Rodolfo Abrantes, Alf, Fred.

O Raimundos iniciou suas atividades em Brasília nos anos 80 como uma banda cover do Ramones. A banda recebeu mais popularidade no final dos anos 90, quando lançaram o álbum que obteve seu maior sucesso comercial, Só No Forévis, e que trazia músicas como "A mais Pedida", "Me Lambe" e "Mulher de Fases". Misturando categorias como o punk rock e o reggae, O Raimundos se tornou uma das mais significativos e influentes bandas brasileiras.

Barão Vermelho

Período de atividade: 1981 - 2001, 2004 - 2007, 2012 - 2013, 2017 - presente.
Integrantes: Cazuza, Penininha, Rodrigo Suricato, Fernando Magalhães, Guto Goffi, Maurício Barros.

Alguns dos maiores músicos brasileiros fizeram parte da trama do Barão Vermelho, uma das maiores e mais aplaudidas bandas do rock nacional. Acesse eles, Cazuza, Frejat e Peninha. As letras da banda falavam diretamente com os jovens dos anos 80 e não demorou para que o Barão ganhasse reconhecimento de seus pares e projeção nacional. Sua influência para o rock e para a canção conhecido brasileira é indiscutível!

Charlie Brown Jr.

Período de atividade: 1992 - 2013
Integrantes: Chorão, Champignon, Thiago Castanho, Marcão, Bruno Graveto e +

Uma das bandas de rock mais significativos dos anos 90 e 2000, o Charlie Brown Jr. se formou em Santos (SP) e recebeu projeção nacional depois o lançamento de canções que marcaram uma geração como, “Zóio de Lula”, “Tudo que Ela Gosta de Escutar" e "Te Levar", que foi tema de abertura da novela adolescente Malhação. Misturando o rock alternativo, o reggae e o rap metal, a banda foi, sem questionamentos, uma das mais influentes no local musical brasileiro.

RPM

Período de atividade: 1983 - 1989, 2011 - presente
Integrantes: Dioy Pallone, Fernando Deluqui, Luiz Schiavon, Paulo Ricardo, Paulo "P. A." Pagni e +

Formada no começo dos anos 80, o RPM (sigla para Revoluções por Minuto) foi uma das bandas de rock brasileira mais bem sucedidas comercialmente em território nacional. Chefiada por Paulo Ricardo, a banda compôs canções que ficaram eternizadas nos ouvidos de uma geração e que integraram a trilha sonora de novelas clássicas da Rede Globo.

Os Paralamas do Sucesso

Período de atividade: 1982–presente
Integrantes: Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone.

Liderada por Herbert Vianna, Os Paralamas do Sucesso começaram o começo de suas atividades no início dos anos 80 e ganharam projeção nacional com canções como "Óculos", "Me Liga" e "Meu Erro", gigantes sucessos que os possibilitaram a clicar no Rock in Rio. Mesmo depois de o traumático acidente de Hebert em 2001, que o largou sem os movimentos das pernas, a banda continuou suas atividades e lançou outros álbuns de vasto sucesso e aclamação nacional.

Titãs

Período de atividade: 1982 – presente
Integrantes: Branco Mello, Sérgio Britto, Tony Bellotto.

Uma banda de rock nacional que exibiu versatilidade, inteligência e puro talento desde a sua formação. Os Titãs iniciaram as atividades no início dos anos 80 em São Paulo e tiveram originalmente 8 integrantes como membros originais, acesse eles, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Tony Bellotto, único membro que permanece dando seguimento à trama da banda.

Engenheiros do Hawaii

Período de atividade: 1985 - 2008
Integrantes: Humberto Gessinger, Augusto Licks, Carlos Maltz.

Liderada por Humberto Gessinger, o Engenheiros do Hawaii foi uma das mais influentes e aplaudidas bandas do rock nacional de todos os tempos. Com letras poéticas e críticas, a banda mostrou versatilidade desde a sua formação em Porto Alegre. A banda contou com vários integrantes ao longo de sua trama que têm dezenas de álbuns e coletâneas aclamados pelo público e pela crítica especializada.

Skank

Período de atividade: 1991 - presente
Integrantes: Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti, Haroldo Ferretti.

O rock alternativo se diversidade ao som do reggae, do pop e do ska em uma das mais versáteis e conhecidos bandas brasileiras, o Skank. Formada no início dos anos 90 na capital mineira de Belo Horizonte e chefiada por Samuel Rosa, a banda se tornou uma das mais conhecidas e aplaudidas acesse o público e a crítica especializada. O sexto álbum de estúdio da banda, convidado Cosmotron, recebeu o Grammy Latino na gênero de melhor álbum de rock brasileiro.

Capital Inicial

Período de atividade: 1982 - presente
Integrantes: Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos, Yves Passarell, Fabiano Carelli, Robledo Silva.

Os irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos fundaram o Capital Inicial depois o fim da banda Aborto Elétrico da qual participavam. Com Dinho Ouro Preto nos vocais, a atual banda se tornou um fenômeno nacional, desferindo canções de sucesso ao longo dos anos 80, 90 e 2000 que conquistaram gerações de jovens e adultos.

Angra

Período de atividade: 1991 - presente
Integrantes: Rafael Bittencourt, Felipe Andreoli, Fabio Lione, Bruno Valverde, Marcelo Barbosa.

O Angra é um dos maiores expoentes do metal brasileiro para o mundo. A banda já vendeu mais de cinco milhões de discos ao redor do globo e fizeram turnês de sucesso, de forma especial na Europa, onde possuem fãs devotos do superior som. Com uma oferta ousada em misturar o metal, ritmos brasileiros e a canção clássica, a banda iniciou suas atividades no começo dos anos 90 por Rafael Bittencourt e Andre Matos e permanece conquistando um público devoto de seus recentes lançamentos.

Matanza

Período de atividade: 1996 – 2018
Integrantes: Dony "Don" Escobar, Jonas Cáffaro, Marco Donida, Maurício Nogueira, Jimmy London, Nervoso, Fausto, Diba, China.

O Cowpunk ou Country Punk é o categoria que melhor descreveria a banda Matanza, que têm elementos do rock, do punk e do country em seu repertório. Ao longo de sua trama, a banda lançou sete álbuns de estúdio e recebeu notoriedade nacional, reunindo fãs devotos nas duas décadas de atividade.

Kid Abelha

Período de atividade: 1981- 2006, 2010 - 2013
Integrantes: Paula Toller, Bruno Fortunato, George Israel.

O Kid Abelha foi uma das mais significativos e influentes bandas do pop rock brasileiro dos anos 80. Os vocais e composições da talentosa Paula Toller ganharam o Brasil e o Kid Abelha marcou uma geração com suas canções melódicas que possuíam a marca cadastrada das músicas, o saxofone de George Israel. Para celebrar os 20 anos da banda, o Kid Abelha participou do projeto Acústico MTV, o que eles mal sabiam é que o sucesso do show e do disco atrairia uma atual geração de fãs. Depois de o acústico, a banda ficou em turnê por três anos, fazendo shows por todo o Brasil.

Ira!

Período de atividade: 1981 - 2007, 2014 - presente
Integrantes: Nasi, Edgard Scandurra, Evaristo Pádua, Johnny Boy.

Ao longo de sua trama, o Ira! compôs muitas das canções de rock mais emblemáticas deste categoria no Brasil. Com liderança de Marcos Valadão, mais popular como Nasi, a banda lançou álbuns aclamados pela crítica especializada, tendo recebido uma indicação ao Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro em 2012 pelo álbum ao vivo em colaboração com o Ultraje a Rigor.

Blitz

Período de atividade: 1982 - 1986, 1994 - 1999, 2006–presente
Integrantes: Evandro Mesquita, Billy Forghieri, Juba, Cláudia Niemeyer, Rogério Meanda, Andréa Coutinho, Nicole Cyrne.

Formado por poucos dos nomes mais significativos da canção brasileira como Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão, o Blitz iniciou suas atividades no início dos anos 80 e atraiu uma geração de fãs ao redor do Brasil. Ao longo de sua trama, a banda teve várias formações, todavia continuaram a atrair um público devoto ao som do Blitz para shows lotados.

Ultraje a Rigor

Período de atividade: 1980 - presente
Integrantes: Roger Moreira, Bacalhau, Mingau, Marcos Kleine.

O Ultraje a Rigor (trocadilho para a expressão traje a rigor) nasceu em São Paulo fazendo covers de bandas como os Beatles. Logo após, começaram a desenvolver suas músicas originais e gravar discos que atingiram enorme sucesso comercial ao redor do país. Hoje em dia, a banda permanece suas atividades sendo de forma especial conhecida por efetuar parte do agenda The Noite no SBT.

Fresno

Período de atividade: 1999 - presente
Integrantes: Lucas Silveira, Gustavo Mantovani, Mário Camelo, Thiago Guerra.

Uma das bandas de maior representatividade do período indie, emo, pop punk e rock alternativo, o Fresno recebeu extrema popularidade ao longo dos anos 2000, lotando shows ao redor do país e reunindo uma legião de fãs. O multitalentoso Lucas Silveira é quem dá voz às canções melódicas e sentimentais desta banda que permanece em atividade desferindo aclamados álbuns de estúdio.

Camisa de Vênus

Período de atividade: 1980 - 1988, 1994 - 1997, 2009 - atualmente
Integrantes: Marcelo Novo, Drake Recente, Leandro Dalle, Robério Santana, Célio Glouster.

A banda de rock baiana Camisa de Vênus iniciou suas atividades nos anos 80 com músicas controversas no melhor estilo punk. A banda foi influenciada por artistas estrangeiros como o Sex Pistols, o The Clash e o The Jam. Sob liderança de Marcelo Atual, o Camisa de Vênus permanece em atividade, fazendo shows e desferindo álbuns para uma devota legião de fãs.

CPM 22

Período de atividade: 1995 - atualmente
Integrantes: Badauí, Luciano, Phil, Ali Zaher, Daniel Siqueira

Um dos maiores representantes do categoria hardcore punk no Brasil, o CPM 22 iniciou suas atividades em 1995 na cidade de Barueri em São Paulo. Eles atingiram extenso sucesso e popularidade nos anos 2000 através de uma geração que ficou sinalizada pelos videoclipes da MTV. A banda também recebeu reconhecimento mundial, ganhando em 2008 o Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro.

Detonautas Roque Clube

Período de atividade: 1997 - presente
Integrantes: Tico Santa Cruz, Renato Rocha, Fábio Brasil, Philippe, Macca.

A formação do Detonautas se iniciou através de uma sala de bate papos na internet em 1997. Sob liderança de Tico Santa Cruz, a banda obteve extenso atenção do público e logo reuniu uma legião de fãs com seus primeiros álbuns de estúdio jogados no início dos anos 2000.

Veja também: